1ª Caminhada Rosa de Tijucas

27/10/2014 16:56

Moradores vão às ruas em busca da conscientização sobre o câncer de mama

A última sexta-feira (24) deve ficar marcada ainda por muito tempo na mente de quem participou ou viu a 1ª Caminhada Rosa de Tijucas passar pelas ruas da cidade. Organizada pela Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde, o evento reuniu mais de cem pessoas que buscavam conscientizar a si mesmo e aos outros sobre a importância do exame regular para a detecção de um possível câncer de mama.
Tijucas foi tomado por camisetas e sombrinhas rosas. A caminhada contou não só com a presença de mulheres, mas homens, jovens e crianças que se uniram através da campanha Outubro Rosa, realizada em todo o Brasil.
A secretária municipal de saúde Rosicler Furtado falou da importância de realizar a mamografia principalmente em mulheres com mais de 40 anos ou a partir dos 35 anos com histórico da família. “A conscientização é o mais importante, é preciso aprender a prevenir-se e o câncer de mama quando descoberto precocemente possui grandes chances de cura”, diz a secretária.
O prefeito municipal Valério Tomazi, que participou da caminhada, falou da alegria de ver tantas pessoas reunidas por esta causa tão importante: “com toda certeza estas mulheres, além de se conscientizar, passarão a mensagem às suas amigas e familiares. Fico ainda mais contente em ver os homens e a juventude presente neste evento, eles merecem meus sinceros parabéns, assim como a equipe da Secretaria de Saúde pela bela organização”, diz.
A programação do Outubro Rosa em Tijucas segue com conversas e esclarecimentos durante atendimentos de rotina nas Unidades Básicas de Saúde da cidade.
As mulheres interessadas em marcar uma mamografia, devem marcar consulta com um clínico geral ou ginecologista para fazer o encaminhamento. São orientadas a procurar um médico e fazer o exame, as mulheres com 40 anos ou mais ou a partir de 35 anos com histórico de câncer de mama na família.
Mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone: 3263 8806