16 de abril, Dia Mundial da Voz

07/04/2014 18:57

VOCÊ, PROFISSIONAL DA VOZ, CUIDE DO SEU INSTRUMENTO DE TRABALHO!

No dia 16 de Abril de 2014, Dia Mundial da Voz, acontecerá no Hipermercado Koch de Tijucas, durante todo o dia, a Ação em Saúde de Triagem da Voz realizada pelas fonoaudiólogas do CEMPS – Centro Municipal de Promoção a Saúde. Esta Ação de Saúde será voltada a toda população do Município de Tijucas, e terá uma preocupação maior com os profissionais da voz, principalmente os Professores.

COMO CUIDAR DA VOZ?
- Beber muita água. A hidratação ajuda a manter as pregas vocais lubrificadas. Deve-se ingerir líquidos, no mínimo 8 copos por dia.
- Evitar falar muito alto ou gritar. O esforço vocal provoca alteração nas pregas vocais;
- Aquecimento Vocal. Da mesma forma que os cantores aquecem a voz antes de uma atuação, o mesmo deve ser feito antes de uma aula ou de um discurso;
- Não esforce nem abuse da voz - Não fale muito alto em locais ruidosos. Ao lidar com crianças, não esforce a voz em demasia. Quando tiver que usar a voz em público, é preferível utilizar um sistema de amplificação.
- Evite pigarrear - as pregas vocais batem uma na outra, agredindo-se mutuamente. Em vez de pigarrear, beba um gole de água ou engula "em seco".
- Se estiver doente poupe a sua voz - Se estiver "constipado" ou com uma infecção respiratória, poupe a sua voz.

FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS RELACIONADAS À VOZ:
Fumo - principal causa de câncer de pulmão e/ou laringe, tanto para fumantes quanto para as pessoas que convivem com o fumante - "fumantes passivos". As pregas vocais sofrem uma "agressão" e causa alterações na voz.
Álcool: Potencializa o efeito cancerígeno do cigarro. Quem consome álcool e é fumante, tem risco maior.
A presença de Refluxo Gastro-esofágico e Infecções virais, pode contribuir para o aparecimento de alterações na Voz.

ATENÇÃO:
Se tiver rouquidão persistente por mais de 15 dias, procure o Médico Otorrinolaringologista, pois é o principal sintoma de possível câncer de laringe.

Fonoaudióloga Simone Rodrigues Mota – CEMPS Tijucas.
Pós-Graduanda em Saúde da Família - UFSC.