2º Varal Literário estimula imaginação e gosto pela leitura

21/10/2019 11:58

As creches e unidades de pré-escolar da Rede Municipal de Ensino de Tijucas estarão repletas de imaginação, criatividade e leitura entre os dias 23 e 25 de outubro, quarta e sexta-feira respectivamente. Em todas as unidades do município acontece o 2º Varal Literário da Educação Infantil.

De acordo com a coordenadora das creches, Carla Bianca Azevedo, cada unidade da Educação Infantil escolheu uma obra para trabalhar e discutir com os alunos. Ela explica o objetivo do projeto.

“A partir deste contato, as crianças desenvolvem o apreço pela leitura, trabalham a oralidade e a palavra escrita, criam intimidade com os livros desde cedo, confrontam realidade e fantasia. O projeto visa estimular nos alunos o gosto pela literatura e a busca pelo conhecimento”, afirma a professora Carla.

A iniciativa envolve as famílias, incluindo os pais na discussão e produção dos trabalhos para o Varal Literário. A coordenadora do pré-escolar, Deise Juliana Silveira, explica que as unidades estarão abertas ao público, com a exibição dos trabalhos feitos juntamente com os pais.

“Nossa intenção é proporcionar momentos de prazer entre família e comunidade escolar através das histórias. É muito importante promover este carinho pela literatura desde cedo. Uma criança que cresce com incentivo à leitura com certeza terá uma vida escolar melhor”, assegura a coordenadora Deise.

A secretária de Educação, Neide Maria Reis, conta que após o sucesso na primeira edição, agora o projeto deve acontecer todos os anos. “A literatura deve fazer parte da rotina de crianças, jovens e adultos em qualquer hora ou lugar. Por meio dela os alunos podem ir para qualquer lugar, mágico ou real, usando a imaginação. Por isso a literatura é importante no currículo escolar”, explica a secretária Neide.

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Larissa Souza