Apresentação folclórica portuguesa encanta Tijucas

08/04/2009

Tijucas recebeu nesta terça-feira (07) o Grupo Folclórico Casa do Povo de São João, vindo de Lajes do Pico, em Portugal. Os portugueses estão em Santa Catarina para um intercâmbio cultural e estão sediados em Bombinhas, cidade irmã de Lajes do Pico.

Nesta terça-feira os artistas foram recepcionados em Tijucas já pela manhã, na localidade de Sul do Rio onde foi servido um almoço a base de Pirão com Lingüiça. Mais tarde o grupo foi à Nova Trento para conhecer o Santuário de Madre Paulina e no retorno participaram de um café da tarde oferecido pela Secretaria de Educação de Tijucas, seguido de sua apresentação.

O evento lotou o Anfiteatro Leda Regina de Souza e encantou o público composto por pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos.

O grupo folclórico, formado por 38 elementos, entre cantores, tocadores e dançarinos, apresentou um repertório tipicamente português, assim como as danças denominadas Pézinho e Chamarrita.

Como se não bastasse acompanhar a bela apresentação, alguns integrantes da platéia ainda puderam dançar com o grupo, a convite dos dançarinos. O momento foi de total descontração e certamente vai ficar na memória de todos.

Ao final do evento, a Administração Municipal de Tijucas, por meio da Funcultrati e da Secretaria de Educação, fez a entrega de algumas recordações ao grupo, como forma de agradecimento. Foram homenageados, em especial, o Vice Prefeito da Vila de Lajes do Pico, Sérgio Renato Azevedo de Souza e o Presidente do Grupo Casa do Povo de São João José Armindo Gonçalves, que também trouxeram presentes ao Prefeito Municipal de Tijucas Elmis Mannrich e ao Vice Prefeito Luiz Rogério da Silva.

Além do grupo português, dois grupos de Tijucas abrilhantaram o evento: os Acrobatas da Perna de pau (do PETI) e o Projeto Aquarela Musical, da Univali de Tijucas que resgatou com muita propriedade a história do boi-de-mamão.

"Para a Funcultrati foi uma honra receber um grupo tão talentoso como a Casa do Povo de São João em Tijucas e ao mesmo tempo mostrar o que temos de valioso em nossa cultura. Esperamos que eles guardem as melhores recordações dessa visita." - afirmou Adriana Porto Faria, Presidente da FUNCULTRATI - Fundação Cultural Tradição de Tijucas.