Grande público prestigia inauguração no Bairro da Praça

27/01/2012

A cerimônia de inauguração das obras de revitalização da praça pública em frente à Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro da Praça, contou com um grande público na noite desta quinta-feira (26).

A praça passou por um grande projeto de remodelação, ganhando bancos, lixeiras, jardim, parque infantil e mesas para jogos ao ar livre. O marco da Cruz de São Sebastião também foi todo restaurado e em sua base foi fixada uma placa na qual conta de forma breve a importância do padroeiro para Tijucas. A placa foi descerrada pelo Prefeito em exercício Rogerinho acompanhado do historiador Ademar Campos, da presidente do Poder Legislativo Elisabete Mianes da Silva e pelo Secretário de Administração Celso Leal.

Anexo à praça, o Ginásio de Esportes João Madalena também passou por uma reforma de toda a estrutura, tanto interna quanto externamente. A estátua do artista tijuquense Marcos Alexandre, que simboliza os esportes e fica na entrada do ginásio desde sua inauguração, em 2006, também foi recuperada e reinstalada no local.

Durante a cerimônia, o Prefeito em exercício Luiz Rogério da Silva, o Rogerinho, falou sobre a satisfação de entregar aquela obra à comunidade e ressaltou a importância do resgate histórico que estava sendo feito naquele bairro.

Para marcar a entrega da obra, foi inaugurado também, uma escultura criada especialmente para a praça pelo artista plástico de Tijucas Rafael Zaca. A estátua, intitulada "Monumento da Gente", simboliza os pescadores, os trabalhadores da comunidade da Praça.

Para Maria Madalena, a conhecida Dona Nega, do bairro da Praça, as obras representaram um verdadeiro presente entregue aos moradores locais. "As obras que estão sendo entregues nesta noite representam verdadeiras conquistas para nossa comunidade e certamente serão para sempre lembradas por seu importante resgate histórico e cultural" - disse ela ao agradecer o Prefeito Elmis Mannrich e ao então Prefeito em exercício Rogerinho.

Depois de descerrar a placa inaugural do marco da Cruz de São Sebastião ao lado do e descobrir o Monumento da Gente, o evento seguiu com a Sociedade Musical União Tijuquense e o Grupo Os Melosos como atrações na praça.

No ginásio, um jogo entre a equipe campeã do Futsal 2011 de Tijucas (Casa do Agricultor Futsal Clube) e o Florianópolis Futsal marcou a reabertura do ginásio João Madalena. O confronto terminou com placar de seis a zero para a equipe da capital.

"É motivo de muito orgulho e alegria poder revitalizar esta praça e também o Ginásio de Esportes que são locais de extrema importância para o Bairro da Praça, afinal, promovem a integração, o esporte e o bem estar da comunidade de forma geral" - diz Rogerinho.

Além destas obras, também foram entregues de maneira oficial as obras de pavimentação das ruas Porto Belo e Henrique Boiteux, bem como, a nova iluminação pública da Rua Padre Parisi.

Para a Praça inaugurada, a Administração Municipal sugere o nome de Osnildo Lopes, morador do bairro. O nome no entanto, ainda precisa de aprovação do Poder Legislativo a partir de projeto de lei que deve ser votado na volta do recesso da Câmara.

Confira as fotos da inauguração em nosso álbum!

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)