Gripe A: Dia de treinamento para toda a equipe de Saúde

12/08/2009

Todos os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas estiveram em treinamento nesta quarta-feira (12). Para isso, as unidades de saúde do município ficaram fechadas para atendimento ao público, permanecendo aberto somente o Posto de Saúde 24 horas que funcionou com plantão reforçado.

A equipe, que foi dividida em duas turmas (uma para manhã e outra para tarde) participou de palestra no auditório da Univali onde receberam informações sobre a Gripe A, sobre os novos protocolos de atendimento e ainda, conheceram a atual realidade do município em termos de casos suspeitos e confirmados.

As orientações foram repassadas pelo Secretário Municipal de Saúde Sérgio Murilo Cordeiro, pela Enfermeira Gláucia Mayra Soar e pela Chefe da Vigilância Epidemiológica do Município Mônica Goedert.

De acordo com o Secretário Sérgio, nesta quarta-feira (12) a Secretaria de Saúde recebeu o resultado de um exame que descartou mais um caso suspeito em nosso município. "Casos suspeitos foram vários mas até o momento todos foram descartados pelos exames laboratoriais, fazendo com que Tijucas permaneça sem casos da nova gripe até o dia de hoje (12)" - afirmou ele.

Ele também informou que nesta quinta-feira (13) todas as unidades de saúde do Município estarão recebendo nova quantidade de máscaras cirúrgicas e álcool em gel. As máscaras, principalmente, serão distribuídas para pessoas que apresentarem os sintomas de gripe forte a fim de evitar o contágio do vírus a outros pacientes que estejam nas unidades.

Também nesta quinta-feira (13) a Diretoria de Integração e Comunicação Social da Prefeitura de Tijucas estará colocando no ar em forma de spots em todas as rádios locais, algumas dicas para evitar a gripe A. Os programetes serão distribuídos durante a programação diária das emissoras e visa orientar a população sobre alguns cuidados básicos a serem adotados no dia-a-dia.

Além destas ações, a Enfermeira Gláucia também tem ministrado palestras em empresas e escolas particulares que fizeram solicitação à Secretaria de Saúde.

"Estamos fazendo tudo que é possível para evitar a doença em nosso município a partir de um trabalho forte de prevenção e principalmente, de orientação aos nossos funcionários e à comunidade em geral" - concluiu o Secretário.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Allex Farias)