Ação Social intensifica trabalho com moradores de rua

01/09/2017 10:30

Nos últimos tempos, Tijucas assistiu a um aumento considerável na quantidade de pessoas vivendo em situação de rua na cidade. Com a intenção de solucionar esse problema, a Secretaria Municipal de Ação Social tem se empenhado nas abordagens a estas pessoas.

Desde o começo do ano, as ações têm rendido bons resultados e visam dar o encaminhamento necessário às pessoas que estão nesta condição. Somente nestes primeiros meses já foram realizadas 180 abordagens, que resultaram em quase 70 pessoas encaminhadas para as suas cidades de origem e em aproximadamente 20 internações para tratamento de dependência química.

Além de monitoramento constante por parte das equipes da Ação Social, os moradores de Tijucas também podem contribuir com o trabalho. Isso porque, em parceria com o DEL (Programa de Desenvolvimento Econômico Local) da ACIT/CDL, foi criada a campanha “Não dê esmolas”.

O trabalho consiste na ação de conscientização da comunidade e para isso utiliza placas nos semáforos com a frase “Dar esmola não ajuda! Ligue (48) 3263-0877”. Além deste, o número (48) 99623-6693 funciona como número de plantão da Secretaria Municipal de Ação Social e pode ser acionado sempre que algum cidadão identificar situação de pedintes, andarilhos e moradores de rua que devem ser abordados.

“Estamos nos empenhando ao máximo para contornar esta situação de rua em nosso município e por isso a importância de contar com a colaboração da comunidade e de entidades como a ACIT e a CDL, que têm sido grandes parceiras da secretaria nesta ação”, diz a secretária de Ação Social, Rosely Steil.

Texto: Karina Peixoto Silva e Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação) | Foto: Larissa Souza.