Ação Social organiza homenagem aos avós

26/07/2019 7:38

O dia 26 de julho é conhecido como o Dia dos Avós. Esta data tem o objetivo de homenagear e reconhecer toda consideração e carinho que os avós dão aos netos. A origem da comemoração está ligada à Igreja Católica, já que este é o dia de Santa Ana e São Joaquim – pais de Nossa Senhora e, portanto, avós de Jesus Cristo.

Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Ação Social de Tijucas, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS, realizou nesta quarta-feira, dia 24 de julho, um evento alusivo à data que homenageia os considerados nossos "segundos pais": o Arraiá da Vovó.

Todos os idosos cadastrados no SCFV participaram da iniciativa. A programação contou com várias atividades, como contação de histórias, bingo e degustação de pratos típicos. De acordo com a secretária da pasta, Bianca Machado, o objetivo foi promover mais uma atividade de interação e diversão. “Pensamos em agradecer toda a paciência e atenção deles dando este presente em forma de festa e homenagem”, declarou.

O CRAS convida todos os idosos com mais de 60 anos para participar do SCFV. As reuniões acontecem todas as quartas-feiras, a partir das 14h. Um ônibus passa buscando os participantes. Mais informações pelo telefone (48) 3263-6194. Participe!

Campanha “Adote um avô”

A Secretaria de Ação Social apoia e convida você para participar do projeto “Adote um avô”. A campanha estimula a comunidade a apadrinhar idosos que vivem em asilos ou casas de repouso.

Como adotar um avô ou avó?

1 – Ligue para saber o horário de visitas e vá conhecer um asilo ou casa de repouso.
2 – Durante a visita, você conhecerá as necessidades materiais daquele asilo. Se tiver condições financeiras de ajudar, faça-o segundo as suas possibilidades. Se não tiver, quem sabe falando com os seus amigos você não consiga alguma ajuda?
3 – No asilo visitado talvez exista a necessidade de mão de obra que você possa prestar. Se você é manicure, se é barbeiro, se é cabeleireiro, se é advogado, médico, fisioterapeuta…. Talvez estejam precisando exatamente do seu serviços e você possa dedicar um pouco do seu tempo para isso.
4 – Além dessas coisas que você pode fazer por todo o asilo, você pode ainda escolher um único avô ou avó e “adotá-lo (la)”:
-Você pode doar a ele o seu tempo, visitando-o regularmente;
-Pode ajudá-lo financeiramente doando remédios, roupas, calçados, material de higiene e limpeza pessoal, fraldas etc;
-Se estiver distante ou tiver que ausentar-se, pode escrever cartas;
-Pode ajudá-lo (ou ajudar a todos) espiritualmente, valendo-se, de acordo com a sua fé, de preces, boas vibrações, remetendo-lhe(s) os seus melhores pensamentos.

“Na realidade, você criará a sua própria e pessoal forma de adoção. Este projeto é também uma forma de fortalecer o elo entre esta geração e aquela que se passou. É uma forma de honrar aqueles que vieram antes de nós, tenham ou não o nosso sangue em suas veias”, conclui a secretária Bianca.

Mais fotos aqui

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Ação Social