Administração busca recursos para a ponte Bulcão Viana

09/01/2015 9:17

A Administração Municipal de Tijucas trabalha na busca de recursos para a resolução rápida dos problemas que envolvem a ponte Bulcão Viana, no bairro Pernambuco.
A ponte, inaugurada em 1928, cedeu na madrugada do dia 22 de dezembro, quando a passagem de veículos e pedestres, por questões de segurança, precisou cessar.
A Administração Municipal entrou imediatamente em contato com a Defesa Civil do Estado e interditou a ponte.
De acordo com o parecer técnico, emitido pelo engenheiro especializado André Labanowski, que realizou a análise da ponte, houve um tombamento e aprofundamento do pilar de alvenaria de pedra argamassada, provocando o abaulamento de trecho do passadiço e do trecho em concreto armado na rampa adjacente na margem direita, o que colocou em risco de colapso toda a estrutura da ponte Bulcão Viana.
O parecer técnico se fez necessário para que a Administração iniciasse imediatamente a busca de recursos junto aos órgãos federais e estaduais para a resolução dos problemas.
Junto ao parecer técnico, o engenheiro apresentou orçamentos para a reforma da antiga ponte e a construção de uma nova à cerca de 20 metros da antiga. O orçamento para a reconstrução de uma nova ponte cobre uma estrutura de concreto armado, com 12 metros de largura e 120 metros de extensão, faixa dupla, e espaço para passagem de pedestres de 2 metros. A nova estrutura possibilitaria a passagem simultânea de veículos pequenos e caminhões com até 30 toneladas de carga.
Os contatos com as autoridades superiores já estão sendo feitos , nos últimos dias, o prefeito municipal de Tijucas Valério Tomazi esteve reunido com o DEINFRA – Departamento de Infraestrutura do Estado e com a Defesa Civil, tentando angariar recursos para solucionar os problemas da Ponte. “Não mediremos esforços para que possamos solucionar o problema o mais rápido possível, sempre pensando no bem da população de Tijucas” – disse o prefeito.
A ponte Bulcão Viana dá acesso aos bairros Timbé e Pernambuco, que recentemente receberam duas grandes pavimentações. A Administração Municipal procura manter os demais acessos às localidades em bom estado para a utilização.