Administração entrega pluviômetros à comunidade da Joáia

11/06/2014 12:09

A Administração Municipal por meio da Defesa Civil de Tijucas entregou na manhã desta terça-feira (10), um pluviômetro à comunidade da Joáia, instalado na E.E.B. Alexandre Ternes Filho.
A cerimônia fazia parte das festividades de 154 anos de Tijucas e coincidiu de acontecer nos dias posteriores às chuvas que assolaram alguns municípios catarinenses no final de semana. A instalação faz parte do Projeto “Pluviômetros na Comunidade”, E visa introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais em nossa cidade, envolvendo a população que vive principalmente em áreas de risco. O projeto ainda tem por objetivo capacitar alunos e moradores a perceber e enfrentar situações de risco. Os pluviômetros serão operados por equipes da comunidade local, que serão especialmente treinadas.
O projeto é uma parceria entre a Administração Municipal de Tijucas, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - CEMADEN, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres - CENAD, do Ministério da Integração Nacional (MI).
Tijucas possuirá 6 pluviômetros semi-automáticos, que foram instalados nas seguintes localidades: Bairro Universitário, Areias, Itinga, Praça, Nova Descoberta e Joáia.
Juntamente com a instalação dos Pluviômetros, alunos da Rede Municipal de Ensino receberão cartilhas que alertarão sobre as situações de risco durante fortes chuvas.
O prefeito Municipal de Tijucas Valério Tomazi conversou com os alunos da Escola Alexandre Ternes Filho sobre a importância do equipamento para aquela comunidade e comunidades vizinhas. Lembrando os acontecimentos do último final de semana, o prefeito incentivou os alunos a levarem aos pais, familiares e amigos tudo o que aprenderam na escola através da Defesa Civil, para que acidentes possam ser evitados.