Administração Municipal de Tijucas informa resultados da Campanha de Vacina do HPV

16/04/2014 9:39

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em 2014, amplia o Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS). A vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará, nas próximas décadas, prevenir essa doença, que representa hoje a segunda principal causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.

Esquema vacinal:

O Ministério da Saúde adotará o esquema vacinal estendido, composto por três doses (0, 6 e 60 meses). Esta decisão foi tomada a partir da recomendação do Grupo Técnico Assessor de Imunizações da Organização Pan-Americana de Saúde (TAG/OPAS), após aprovação pelo Comitê Técnico de Imunizações do PNI.

A administração da primeira dose iniciou no mês de março (mês zero); a administração da segunda dose se iniciará no mês de setembro (mês seis); e, a administração da terceira se iniciará cinco anos após primeira dose ( 60 meses).

População alvo:

A população alvo da vacinação com a vacina HPV é composta por adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 11 a 13 anos.

Estratégia de vacinação:

A vacinação da primeira dose ocorreu em unidades básicas de saúde (UBS) como rotina e em escolas públicas e privadas por ocasião das ações extramuros, com flexibilidade de adaptação às realidades regionais.

No Município de Tijucas a vacinação foi realizada em todas as escolas Municipais, Estaduais e Particulares que possuíam meninas na faixa etária de 11 a 13 anos, e nas Unidades de Saúde. A meta era vacinar 80% de uma população alvo de meninas, onde no Município vacinamos até o momento 118,9% (843 meninas). Este resultado deve-se ao esforço e a dedicação de toda equipe.

Como a vacina foi introduzida no Calendário Nacional de Vacinação, a mesma continua sendo realizada nas Unidades de Saúde com Sala de vacina (Centro de Saúde Orlando Barreto, Centro de Saúde Dona Calina e UBS Jose Manoel Reis).