Agentes comunitários de saúde iniciam programa de capacitação

03/02/2017 12:58

A Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas iniciou nesta sexta-feira (3) uma série de encontros e treinamentos para as agentes comunitárias de saúde. Ao todo serão seis dias de capacitação para 60 agentes, incluindo palestras, oficinas e dinâmicas em grupo.

De acordo com a coordenadora geral da Secretaria municipal de Saúde, Estela Maris Ribeiro, a iniciativa faz parte de um planejamento que está sendo iniciado em todas as unidades básicas de saúde.

“Neste primeiro encontro as agentes estão trabalhando o tema território. A partir de dinâmicas e trabalhos em grupo, elas mapeiam a área da unidade em que atuam e discutem sobre a realidade daquela região do município”, explica a coordenadora.

O conteúdo teórico repassado às agentes é baseado na Política Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde) e na Política Nacional de Atenção Básica. O objetivo é fazer com que toda a equipe esteja capacitada para atuar na comunidade utilizando ao máximo os serviços e benefícios do sistema.

Andréa Regina Melo Souza, que atua há mais de 10 anos como agente comunitária de saúde no bairro Praça, estava feliz com a oportunidade de se reunir com as demais integrantes da equipe.
“Nestes anos todos, esta é a primeira vez que participo de um encontro geral das agentes para tratar do SUS, especificamente. Está sendo muito positivo porque até o final do ano passado eu e algumas colegas estávamos bastante desmotivadas. Com este encontro tivemos integração com as demais agentes e estamos conhecendo a realidade dos demais territórios”, disse.

A agente Edna Mara Cordeiro também elogiou o encontro. “Já começamos o ano com uma série de levantamentos para fazer e isso nos motiva. Agora temos algo novo para buscar na comunidade e que depois serão transformados em projetos, em grupos, enfim, vamos poder ajudar a planejar a saúde do município”, comemora.

(Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Larissa Souza)