Agentes de saúde criam projeto Café Social

23/02/2017 12:51

Afastar a solidão, conversar, levar um pouco de alegria e descontração. Estes são alguns objetivos do projeto Café Social, idealizado pelo corpo técnico de enfermeiros, técnicos e agentes comunitários da Unidade de Saúde Renoldo João Rosa, no bairro Joaia.

Iniciado neste mês, o programa tem como foco pessoas que vivem sozinhas, que estejam doentes, depressivas e até acamados. De acordo com a enfermeira Silviane Costa Muniz Brocker, coordenadora do projeto, inicialmente as visitas estão priorizando pacientes de mais idade.

“Neste primeiro momento estamos dando prioridade aos idosos que são os que vemos com maior necessidade de receber este apoio, de receber a nossa visita. Mas aos poucos pretendemos ampliar o projeto para outros públicos”, afirma.

As visitas serão feitas toda semana, sempre às quintas-feiras. Para o encontro, a equipe leva livros, poesias e oferece um lanche que é organizado pelos próprios agentes e enfermeiros.

O secretário de saúde de Tijucas, Vilson José Porcíncula afirma que em cada unidade serão realizados projetos diferentes, porém, todos com a missão de dar mais qualidade ao atendimento. “Esta é uma das ações do programa Saúde para Todos que estamos implantando em todo o município como forma de humanizar o atendimento e dar maior qualidade de vida às pessoas, afinal, este deve ser o nosso papel na comunidade”, diz.

O prefeito Eloi Mariano Rocha apóia e valoriza ações como esta. “A nossa saúde tem que ir além dos tratamentos médicos, das consultas, exames e medicamentos. Temos que trabalhar a saúde preventiva, o cuidado com as pessoas e a busca pelo bem estar de nossa comunidade. Tudo isso refletirá na qualidade de vida de nossa gente”, diz.

(Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Equipe UBS Joaia)