Agentes de saúde e enfermeiras passam por capacitação

16/04/2015 10:12

Na última segunda-feira (13), as agentes e enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas receberam formação sobre a implantação do novo sistema de informação do ministério da saúde o e-SUS.
O e-SUS é uma forma de reestruturar a Atenção Básica em nível nacional e a formação vem de encontro com as propostas do Sistema de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, que vê na qualificação da gestão um processo fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.
O nome, e-SUS, faz referência a um SUS eletrônico, cujo objetivo é sobretudo facilitar e contribuir com a organização do trabalho dos profissionais de saúde, elemento decisivo para a qualidade da atenção à saúde prestada à população.

Em setembro do ano de 2014, as agentes de saúde de todos os bairros iniciaram um novo cadastramento de toda a população do município de Tijucas, para que posteriormente esses cadastros fossem repassados ao e-sus e utilizado por todos os profissionais da saúde.
De acordo com o secretário municipal de saúde Luiz Rogério da Silva, a capacitação teve como foco principal ensinar cada agente a inserir os seus cadastros dentro do sistema, para que eles deixem de estar presentes apenas no papel e tornem-se eletrônicos. “Encerradas essas digitações implantaremos o prontuário eletrônico que visa aprimorar e otimizar a demanda de consultas e atendimentos do município” – diz o secretário.
O responsável por ministrar a capacitação foi o técnico em redes de informática, Diogo Demarchi da Silva, que está prestando assessoria dos sistemas de informação do SUS à secretaria de saúde.

Na presente ocasião foi promovido o sorteio de uma bicicleta para as participantes, com o intuito de valorizar e motivar o trabalho das agentes de saúde. A bicicleta foi uma doação do grupo gestor vigente da Secretaria de Saúde.
Ao total, 65 agentes receberam a capacitação, além de oito enfermeiras. Estavam presentes também a coordenadora de atenção básica Elenize Zimmer do Santos e o secretário de Saúde Luiz Rogério da Silva.