Agricultura divulga calendário de exames para Anemia equina e Mormo

20/03/2019 7:41

Serão realizadas entre os dias 01 e 03 de abril as coletas de sangue em eqüinos para exame de Anemia infecciosa e Mormo. Os agendamentos devem ser feitos diretamente na Secretaria de Agricultura, localizada na Av. Hercílio Luz, nº 400 – Centro ou através do telefone (48) 3263-1133. “Os exames têm validade de 60 dias, a contar da data da coleta. Quem for levar os animais para realizar a coleta deve levar junto o exame do ano anterior. O valor da coleta é de R$70,00”, informa a médica veterinária Lorena Monteiro Florenço.

Calendário da secretaria

Locais de Coleta

Atenção proprietários

A doença do Mormo é contagiosa e causada por uma bactéria, podendo passar para humanos através de contatos com os cochos e bebedouros contaminados, uso comum de agulhas, esporas e encilhas. Em humanos, a doença causa pneumonia grave.

Os proprietários de eqüinos devem ficar atentos aos sinais: corrimento com pus e até um pouco de sangue nos dois lados do nariz, dificuldade de respirar, emagrecimento, nódulos (caroços) espalhados pelo corpo que podem abrir e derramar pus, inchaço de pernas ou patas. Vale lembrar que o animal pode estar com Mormo mas não apresentar nenhum sinal clínico, sendo descoberta apenas através do exame.