Assinada Ordem de Serviço para o projeto Cidade Digital

31/03/2016 17:02

A Administração Municipal de Tijucas através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo realizou nesta quinta-feira (31) a assinatura da Ordem de Serviço para início do projeto Cidade Digital, que disponibiliza internet gratuita em locais públicos da cidade. A ação é paga com recurso federal.
O projeto, que já existe desde 2010, precisou passar por adaptações para que fosse colocado em prática. A cidade Digital é uma parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, cujo recurso, da ordem de R$ 300 mil, foi repassado ainda em 2010 pelo Governo Federal e além de conectar órgãos públicos do Município através da internet Fibra Optica libera sinal de wifi em locais como praças, rodoviária e outros pontos de comum acesso.
Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo Jean Carlos de Sieno dos Santos, este é um projeto de imensa importância, já que, além de possibilitar o sinal de internet principalmente para quem não tem acesso em casa, o projeto diminui os custos de conexão hoje gastos pela Prefeitura Municipal, já que uma única rede interligará todas as secretarias à sede do Poder Executivo. Para o secretário, a internet aproxima a comunidade e disponibiliza de forma gratuita aquilo que de mais importante a pessoa pode receber, que é o acesso à informação. “A informação é o ponto primordial para mudar o mundo, e a internet hoje é a nossa principal fonte” – disse Jean.
A empresa vencedora do processo licitatório para realização do serviço foi a Unetvale Serviços Equipamentos LTDA, que possui sua sede em Tijucas. Estiveram representando a empresa no ato da assinatura Jucilene da Silva Serpa e Marcelo Letti. Para Marcelo, é uma satisfação que a Unetvale venha participar de mais este grande projeto, assim como já foi a Internet e Telefonia Rural, que possibilita o sinal de internet e telefonia para residências do interior de Tijucas. “Este é um projeto que acompanhamos desde o início e que evoluiu muito, acompanhando o desenvolvimento digital. Hoje, estamos felizes e honrados por poder fazer parte deste projeto, que só visa a população de Tijucas” – disse.
O prefeito Municipal de Tijucas Valério Tomazi agradeceu o empenho principalmente da coordenadora de convênios e projetos Eliane Tomaz, que tratou da burocracia que acompanhou a atualização do sistema proposto, bem como, demais envolvidos para que este objetivo fosse alcançado. “Este é sem dúvidas um grande avenço para Tijucas, recebemos o repasse do Governo Federal, que veio destinado exatamente para isso e não poderíamos deixar de colocar este grande projeto em prática. Sabemos que o mundo digital passa por constantes atualizações e o projeto cidade digital veio se moldando a isso. Daqui há poucos meses, Tijucas estará conectada e estamos muito felizes por isso” – relatou o prefeito.
Para acessar a internet da Cidade Digital através de um computador ou dispositivo móvel, será preciso realizar um cadastro no site que será disponibilizado pela empresa. O cadastro será simples, apenas para que se possa garantir mais segurança à quem usa.