Associação Fugazza de Tijucas é campeã estadual de Taekwondo

11/07/2019 11:54

Competindo com 36 municípios de Santa Catarina, a Associação Fugazza de Tijucas conquistou o Campeonato Catarinense 2019 de Taekwondo por equipes, no último final de semana (06 e 07 de julho), em Florianópolis.

Além de ser o Campeonato Estadual, também foi a última seletiva para formar a Seleção Catarinense que vai disputar o Campeonato Brasileiro no Rio de Janeiro em agosto deste ano, ou seja, no mês que vem.

Dos 47 atletas inscritos, 32 eram para a seletiva e 15 para a categoria iniciante: Confirma as conquistas:

• 25 medalhas de ouro;
  • 5 medalhas de prata;
  • 6 medalhas de bronze e
  • 26 atletas conquistaram vaga para a Seleção Catarinense.

A Administração Municipal de Tijucas incentiva a prática do Taekwondo, com o Projeto Esporte Olímpico para Todos, que é financiado pelo Fundo Especial para Infância e Adolescência (FIA) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A Fundação Municipal de Esportes (FME) também auxiliou com o pagamento de algumas inscrições de atletas para a competição. A Secretaria de Ação Social contribuiu cedendo uma van para transportar os atletas, nos dois dias.

Sete crianças e adolescentes que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), projeto vinculado ao CRAS por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, participaram do campeonato e conquistaram cinco medalhas importantes para o município. Um deles é o menino Nicolas João Rocha, de 13 anos. Após ter a oportunidade de conhecer a modalidade através do SCFV ele planeja seguir carreira no esporte.

“Faz um ano que meu filho está treinando com o mestre Fugazza e eu percebi a melhora dele: agora ele é um menino obediente, tranquilo e com mais objetivos de vida. Na competição do último final de semana, ele voltou para casa feliz e orgulhoso por conquistar uma medalha de bronze na competição. Ele já conversou comigo sobre ir em frente como lutador. Agradeço o projeto Esporte Olímpico para Todos, sem ele meu filho não praticaria o esporte, pois não temos condições de pagar uma academia particular”, afirma a mãe do menino, Cristiane.

O professor Vandeir Fugazza acompanhou os participantes durante campeonato. Para ele o sentimento é de dever cumprido. “Nossa associação já foi campeã da Primeira Seletiva Estadual em março, na cidade de Orleans, e agora fechamos esse primeiro ciclo com chave de ouro. Nosso próximo desafio será o Joguinhos Abertos ainda em julho, seguido pelo Campeonato Brasileiro, no início de agosto. Nosso esporte está crescendo em Tijucas, com o apoio que estamos tendo do prefeito e dos secretários, Tijucas com certeza será referência em Santa Catarina”, afirma o mestre Fugazza.

O prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, elogiou o desempenho da associação e afirmou que sente orgulho de cada atleta que competiu. “Independentemente do número de medalhas, precisamos comemorar a oportunidade que cada criança ou adolescente teve de praticar o espírito esportivo. Sempre vou incentivar o esporte, ainda mais com profissionais de referência como o professor Fugazza. Desta forma estaremos integrando socialmente a comunidade e demonstrando a sua responsabilidade com o futuro da população”, ponderou o professor Eloi.

Convite

Quer conhecer o esporte e fazer uma aula experimental?

1 - Academia Arte Olímpica
Rua Nilo Oliveira, nº 249 – Bairro XV de Novembro.
Mais informações (48) 3263-7073

2 - Projeto Esporte Olímpico para Todos - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SFCV) - CRAS
Escola José Higino da Silva, localizada na Estrada Geral, S/N, bairro Santa Luzia.
Mais informações (48) 3263-0877 ou 3263-0150

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Associação Fugazza