Atletas de Tijucas são convocados para Seleção Brasileira de Tchoukball

21/11/2019 9:28

Oito atletas que compõem a equipe do Colégio Aplicação Univali de Tijucas foram convocados para integrarem a Seleção Brasileira de Tchoukball, que já está nos preparativos para a disputa do Panamericano Tchoukball Championship, que será realizado no próximo ano. A equipe, que é a única do Sul do Brasil, vem conquistando vários adeptos e vem participando de diversas competições em todo o País.

“Quando iniciamos, nossa equipe era apenas a décima quinta colocada no ranking da Associação Brasileira de Tchoukall, hoje já somos o sexto melhor time do Brasil”, festeja o Professor Maurício Ferri Schmitz, capitão da equipe de Tijucas e grande incentivador da modalidade, que a cada dia cresce em Santa Catarina.

O prefeito de Tijucas, professor Eloi Mariano Rocha, que já havia recebido integrantes da equipe recentemente, recebeu novamente a visita dos atletas do time de Tchoukball do Colégio de Aplicação Univali, que levaram de presente uma medalha de participação. O superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Betinho Giacomossi, também recebeu a medalha como homenagem.

A Administração Municipal de Tijucas, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME), demonstrou total apoio à categoria, com o pagamento de inscrições para os atletas do time chamado FME Nanos Univali Tchoukball, em competições. De acordo com os professores Paulo Roberto Regis Júnior e Maurício Ferri Schmitz, treinador e capitão do time respectivamente, a atitude é motivo de muita gratidão.

Conhecido como o “Esporte da Paz”

Criada na década de 1960, na Suíça, pelo médico Hermann Brandt, as regras do Tchoukball baseiam-se em resultados de estudos da fisiologia, da psicologia e da sociologia. Apenas o sucesso de combinações táticas e movimentos técnicos permite vencer o jogo, ou seja, não há contato físico.

É um esporte coletivo, jogado entre duas equipes formadas por cinco jogadores cada, em uma quadra com as dimensões da quadra de basquete (regras oficiais), com uma bola e dois quadros (semelhantes a trampolins, inclinados a 45º, posicionados nas pontas da quadra – um em cada lado).

A Associação Brasileira de Tchoukball é reconhecida e afiliada à Federação Internacional de Tchoukball desde 2000 e, desde então, o Brasil mantem esforços para participar dos eventos mundiais. O Tchoukball é mundialmente conhecido como o “Esporte da Paz”.

Os convocados

• Maurício Ferri Schmitz