Aulas gratuitas de hidroginástica são oferecidas para gestantes de Tijucas

23/05/2019 12:20

Pensando no bem-estar e saúde integral das gestantes que residem no município de Tijucas a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) que atua na Unidade Básica de Saúde do Centro, em conjunto com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) idealizou um projeto chamado “Hidrogestante”.

“A ideia é possibilitar o contato das gestantes com uma atividade que vem sendo cada vez mais indicada pelos médicos. Serão admitidas 15 gestantes na turma de hidroginástica. Conforme as pacientes forem dano à luz seus bebês, as vagas serão destinadas a novas gestantes interessadas em participar do projeto”, explica a coordenadora do setor de Atenção Básica, Cassiana Pirath.

A prática é indicada a partir do segundo trimestre da gravidez, ou seja, após 12 semanas de gestação, com a autorização do médico que acompanha o pré-natal da gestante. As aulas, poderão ser feitas até o último mês de gestação, desde que a futura mamãe esteja bem e que o seu pré-natal seja avaliado como baixo risco e esteja em dia.

As aulas serão semanais, às sextas-feiras, a partir das 8h30, com duração de uma hora, sob coordenação da professora de Educação Física Alexandra Francisco em parceria com uma equipe de enfermagem. Antes de iniciar as aulas será realizada à triagem, para aferição da pressão arterial de cada gestante, sendo liberada para a sessão P.A até 140x90 .

Benefícios da Hidroginástica

•Alivia o peso extra da gestação;
•Diminui o impacto dos movimentos sobre as articulações;
•Trabalha o fortalecimento do abdômen e músculos do períneo, que ajuda no momento do parto;
•Diminui inchaços e
•Alivia as dores na lombar.

Texto: Patrícia Ferreira | Foto: Divulgação