Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Autor lança livro de crônicas tijucanas

27/11/2015 11:02

Texto: Mikael Melo


Na quinta feira, dia 26 de Novembro, aconteceu o lançamento do livro Estórias de uma Cidade – Crônicas Tijucanas, do autor João José Leal. A obra conta com crônicas que falam sobre pessoas e situações ocorridas em Tijucas. Num gesto solidário, o autor doará o dinheiro arrecadado com a venda dos exemplares para o Lar Santa Maria da Paz, que acolhe 60 idosos na cidade. O intuito é valorizar a história local e relembrar costumes antigos, repassados de geração em geração.Na solenidade, ocorrida no Casarão Gallotti, estavam presentes familiares, amigos e autoridades.
Quem viveu na época retratada se identifica com os relatos e os jovens podem conhecer um pouco mais sobre o passado da localidade. A Administração Municipal de Tijucas e a Secretaria de Cultura, Juventude e Direitos Humanos apoiaram o projeto desde o início, dando suporte à realização e botando em foco a cultura do município. O Jornal Razão, onde os textos eram publicados, e o Lions Clube também estavam envolvidos na ação.
O autor, que ainda faz crônicas semanalmente para jornais, concluiu Direito na UFSC e é Livre Docente-doutor em Direito Penal. Tem reconhecimento nacional por obras e artigos jurídicos. Atuou no Ministério Público de Santa Catarina como Procurador Geral da Justiça. É professor de Direito em graduação e pós-graduação, além de ter sido Diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da FURB e Coordenador do Curso de Direito na Unifebe. João José Leal agradeceu o apoio do prefeito Valério Tomazi, e da secretária de Cultura, Claudia Beatriz Venâncio, que entenderam a importância social e cultural do projeto. O escritor se descreveu gratificado por poder ajudar o Lar Santa Maria da Paz, sediado no mesmo lugar em que estudou na infância, o antigo colégio Divino Espírito Santo. Embora vivendo há muitos anos em Brusque, ele tem orgulho de ser tijucano e lembrou de vários momentos vivenciados em sua juventude.
Valério Tomazi afirmou que a obra permite viajar no tempo em que muitos não tiveram a oportunidade de presenciar. ‘’Esse livro é um dos momentos mais importantes de Tijucas, um momento de vitória para nossa cidade’’ enfatizou o prefeito. O Coordenador do Lar Santa Maria da Paz Luiz Carlos Santana agradeceu a contribuição a instituição e lembrou do dever de resgatar as memórias. Já a presidente da Fundação Catarinense de Cultura Maria Terezinha Debatin (FCC), que já publicou cinco livros, afirmou que tem orgulho de ter sido aluna do autor, e que ainda acompanha os textos publicados.

 

 

© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil