Casarão Gallotti recebe exposições em alusão ao Dia da Consciência Negra

16/11/2017 12:46

Na última terça-feira (14), no Casarão Gallotti, foram abertas exposições que integram a programação da Administração Municipal em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Estão expostos trabalhos feitos pelos alunos da rede municipal de ensino e a mostra fotográfica “Negros em Evidência”, de Rony Costa.

As escolas da rede municipal estão expondo desenhos, colagens, pinturas e artesanatos, produzidos pelos alunos. Os materiais são resultado do trabalho de conscientização realizado em sala. A luta contra o preconceito racial, a busca por igualdade e a valorização da negritude foram transformadas em arte, que agora é levada ao público para fomentar estas discussões.

A exposição “Negros em Evidência”, do fotógrafo Rony Costa, por sua vez, retrata de maneira poética pessoas negras que tenham trajetórias marcantes, interesse e relevância social. São detentores de saberes populares, de atuação social destacada, ativistas dos direitos da pessoa negra, por exemplo.

A mostra fotográfica de Rony Costa continua no Casarão Gallotti até o próximo dia 23 (quinta-feira), enquanto os das escolas vão para a Sociedade Recreativa e Cultural 13 de maio na segunda-feira (20). Lá, integram a programação especial da associação, que inclui, também, palestra e roda de conversas.

Já a no domingo (19), acontece a Roda de Samba e Feijoada do Casarão Gallotti. Confira a programação completa das comemorações do Dia da Consciência Negra: https://goo.gl/KVnDrk.

Texto: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação) | Fotos: Secretaria de Cultura