Casos de dengue em Tijucas preocupam a secretaria de Saúde

14/04/2020 19:54

Como se não bastasse todo o enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19), a Administração Municipal de Tijucas também tem se preocupado muito com o surgimento de casos de dengue na cidade.

Neste momento, o município conta com 17 casos confirmados de dengue e outros 11 aguardando resultado de exames. Os locais com casos confirmados na cidade são Centro, e os bairros Praça, XV de Novembro e Areias.

Segundo orientações da Vigilância Epidemiológica, setor da Secretaria Municipal de Saúde que monitora os focos do mosquito, a população deve ter cuidado redobrado neste momento adotando medidas preventivas relacionadas à Dengue, Zika e Chikungunya, doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Vilson José Porcíncula, neste momento tão difícil é muito importante manter a saúde de todos e evitar que o crescimento dos casos de dengue agrave ainda mais a situação. “Todos já sabem o que devem fazer para evitar que o Aedes Egypti se crie e, estando em casa, fica até mais fácil cada um fazer a sua parte no combate à Dengue”, afirma.

Equipes vistoriam residências

Mesmo durante a pandemia de Coronavírus, o serviço de controle de vetores continua acontecendo normalmente, sendo realizado pelo setor de Endemias. Uma equipe especializada está realizando um trabalho de porta a porta para orientar e fiscalizar as residências sobre possíveis locais de proliferação do mosquito.

Por isso os moradores devem ficar atentos à visita dos agentes de endemias e permitir a vistoria. Para identificá-los basta solicitar a apresentação do crachá. A equipe foi treinada para manter as medidas de saúde e higiene necessárias para evitar qualquer tipo de contaminação.

Dedetização com larvicidas

Para auxiliar na eliminação do mosquito, a Administração Municipal está contratando uma empresa especializada para realizar um trabalho de dedetização com larvicidas em pontos críticos da cidade.

“Esta luta é de todos, inclusive dos moradores. Estamos num momento de crise mundial na saúde e não é diferente em Tijucas, por isso contamos com o apoio da população”, alerta Idarleni Daroci, responsável pela Vigilância em Saúde de Tijucas.

Orientações

- Verificar recipientes que possam acumular água e se tornarem criadouro do mosquito Aedes aegypti;
- Manter a limpeza de baldes, calhas, caixas d’água e garrafas;
- Colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas e
- Vistoriar ralos, coletores de água da geladeira e do ar condicionado, bem como, bebedouros de animais e plantas que acumulam água.

Observação: Nas fotos, os agentes de saúde de combate à dengue aparecem sem uso de máscaras porque as imagens foram registradas na semana anterior à pandemia.

Texto: Patrícia Ferreira e Karina Peixoto Silva | Fotos: Patricia Ferreira