Central de Triagem Covid-19: mais de 60 pessoas foram atendidas somente no primeiro dia

28/07/2020 12:33

A Central de Triagem Covid-19 de Tijucas começou a funcionar nesta segunda-feira (27) em uma estrutura especial anexa ao Pronto Atendimento 24 horas, no Centro, e somente no primeiro dia 69 pessoas foram consultadas e 34 exames foram realizados.

O objetivo da central é concentrar as pessoas com sintomas suspeitos de Covid-19 em um único lugar, para que as unidades de saúde continuem atendendo normalmente as pessoas que sofrem de outras doenças, sem maior risco de contaminação.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcíncula, os pacientes que procurarem os postos de saúde da área central da cidade (Centro, Praça, Joaia e Areias) com sintomas de Covid-19 serão encaminhados para a tenda da Central de Triagem anexa ao PA 24 horas.

“Os demais, do interior, continuarão sendo atendidos nas unidades do interior. A menos que queiram vir à central, sem problemas”, explica.

COMO FUNCIONA A CENTRAL

O atendimento da central de triagem é das 8h às 12h e das 13h às 17h para consultas e depois das 17h fica até às 19h para realização de exames de PCR e testes rápidos, já agendados. “É importante que fique claro que os testes rápidos e exames de PCR só são feitos mediante encaminhamento médico e agendamento, o qual é feito logo após a consulta”, diz o secretário.

Na central o paciente passa pela triagem, recebe atendimento médico e se estiver no prazo de testagem, segue para teste ou exame de PCR. Caso não esteja no período (10 dias após o primeiro sintoma), é agendado o teste/exame para que seja feito posteriormente ali mesmo, na central.

Ali o paciente também já recebe prescrição médica e pode retirar a medicação logo em seguida, na farmácia central, que fica no mesmo prédio.

No caso do surgimento de sintomas, além do atendimento presencial na nova Central, as pessoas também podem utilizar a central telefônica pelos números: (48) 99130-6539; (48) 99117-9696 ou (48) 3263-4452. O telefone fixo atende de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e os celulares ficam de plantão, inclusive aos finais de semana e feriados.

Texto e foto: Karina Peixoto Silva