Centro de Saúde Dona Calina amplia horário de atendimento

16/09/2019 10:16

A partir desta segunda-feira (16) a população do bairro Praça pode contar com o horário de atendimento ampliado no Centro de Saúde Dona Calina. Isso porque a secretaria municipal de Saúde de Tijucas aderiu ao programa “Saúde na Hora”, lançado em maio pelo Ministério da Saúde.

O programa amplia os recursos mensais a municípios que estenderem o horário de funcionamento de unidades básicas de saúde para o período da noite, além de permanecerem de portas abertas durante o horário de almoço e, opcionalmente, aos finais de semana.

“A iniciativa visa ampliar o acesso da população aos serviços da atenção primária, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas e pré-natal. Em Santa Catarina 22 Postos de Saúde aderiram ao programa, sendo que apenas dois foram em municípios de menor porte: Tijucas e Major Vieira”, comemora o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcíncula.

Com a mudança, a carga horária de atendimento das unidades pode variar entre 60 e 75 horas semanais. Atualmente, a maior parte das 42 mil unidades de Saúde da Família em todo o país funcionam por 40 horas semanais.

Sobre a alteração acontecer no bairro Praça, o secretário explica que “em Tijucas a única unidade de saúde que atende os pré-requisitos do programa é o Centro de Saúde Dona Calina, por estar no bairro mais populoso da cidade. Além disso, a unidade precisa contar com no mínimo 3 equipes de Estratégia da Saúde da Família, que é o caso da UBS da Praça”, diz.

Com a alteração do horário, as pessoas que trabalham durante o dia terão maior possibilidade de atendimento. “Muitas pessoas estão trabalhando durante o horário de funcionamento das unidades e na maioria das vezes não conseguem buscar esse atendimento, o que agora será possível aos moradores do bairro Praça”, afirma a psicóloga Cassiana Pirath, coordenadora da Atenção Básica de Tijucas.

Novo horário

Segunda a sexta-feira das 7h às 19h, sem fechar para o almoço.

Texto: Patrícia Ferreira e Karina Peixoto Silva