Cerca de 1.500 embalagens de agrotóxicos usadas foram recolhidas em Tijucas

25/07/2019 9:24

A Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas realizou entre os dias 16 e 19 de julho a segunda edição do projeto “Campo Limpo” – campanha que visa o recolhimento de embalagens de defensivos agrícolas usadas por produtores rurais. Ao todo foram recolhidas aproximadamente 1.500 embalagens vazias de agrotóxicos, emitindo cerca de 32 notas de devolução dos recipientes. A campanha contou com apoio da Cidasc, Epagri, Comitê da Bacia do Rio Tijucas/Biguaçu e da agropecuária Agro Steil.

Além de recolher embalagens usadas pelos produtores rurais do município, a campanha tem como finalidade promover a conscientização de empresários, agricultores e população em geral sobre a importância do recolhimento e destinação adequados para as embalagens de pesticidas e sobre o perigo que representam para o meio ambiente e, consequentemente, para os seres humanos.

O projeto foi idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e conta com a participação de 14 municípios da Grande Florianópolis. Em Tijucas, as principais vias das localidades do Timbé, Itinga, Nova Descoberta, Morretes, Terra Nova, Campo Novo e Oliveira foram percorridas para recolher o material.

Para a realização do procedimento foi necessário treinamento e utilização de equipamentos de proteção individual específicos, que foram fornecidos pelo IMA. Todo o material recolhido será destinado para a Indústria Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), em São Paulo, onde passará por um processo de reciclagem ou incineração.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Agricultura