Chuvas e sobrecarga de energia causam problemas na distribuição de água

26/10/2018 20:15

O SAMAE de Tijucas comunica que, em virtude das chuvas que têm atingido a cidade, sobretudo na localidade da Itinga, próximo à estação de captação e tratamento de água, um excesso de vegetação depositou-se nos reservatórios e entupiu alguns filtros do sistema. Sendo assim, se faz necessária uma manutenção considerável, que exige o fechamento da captação, para que a sujeira não seja direcionada para o sistema de tratamento. Com a paralização do direcionamento da água, há a interrupção do fornecimento para o sistema, o que pode acarretar em falta de água, dependendo do período necessário para a manutenção.

Além disso, uma sobrecarga de energia, que ocorreu também na localidade da Itinga, ocasionou a queima de uma peça do sistema de distribuição. A compra da peça já foi feita e ela deve ser substituída entre a noite desta sexta-feira e a manhã de sábado. O SAMAE, portanto, está monitorando a vazão de água para o sistema, a fim de minimizar o efeito dos problemas e evitar o desabastecimento.

Como temos noticiado, o órgão tem trabalhado intensamente em melhorias no sistema de distribuição de água. A obra que passa a trazer água da captação do Oliveira para o sistema de distribuição de água da região central da cidade, por exemplo, já está concluída. Esta nova ligação deve injetar até 250 mil litros de água por dia. (Confira todos os detalhes desta obra aqui: http://bit.ly/2OdKFhl). Outras benfeitorias também estão sendo feitas no setor de bombeamento de água para a estação de tratamento da Itinga e em pontos das adutoras que prejudicam a pressão no sistema.

O SAMAE solicita, portanto, que, dentro das possibilidades, a comunidade economize água, para evitarmos ao máximo o desabastecimento nas próximas horas.