Ciclone Bomba: Administração Municipal faz levantamento dos estragos em Tijucas

02/07/2020 12:40

Após a passagem do ciclone extratropical pela região, fenômeno este chamado de Ciclone Bomba, Tijucas registrou inúmeros estragos em vias públicas, prédios públicos e particulares, e ainda contabilizou a triste perda de três trabalhadores.

A cidade segue sem sistema de telefonia e algumas localidades ainda estão sem energia elétrica e, portanto, também sem acesso à internet.

Das 27 escolas municipais, 17 delas foram afetadas com prejuízos diversos em suas estruturas (telhado, vidros, muros, grades, quadras esportivas, iluminação, calhas, entre outros itens de estrutura física).

Postos de saúde, tanto centrais como no interior também foram atingidos, bem como o Pronto Atendimento 24 horas, o Centro de Especialidades Orlando Barreto, o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e o Cemps (Centro Municipal de Promoção à Saúde).

O prédio da prefeitura também sofreu destelhamento, queda de muros, assim como prédios das secretarias de: Agricultura, Ação Social, Educação, e sedes da Ditran, Sine e CRAS. O Cemitério Público Municipal também foi bastante atingido já que todo o muro lateral caiu, afetando, inclusive, diversos túmulos.

Nas vias públicas, os registros principais foram de quedas de árvores e postes da rede elétrica, com situação mais crítica no interior do município onde os estragos foram maiores e comprometeram de forma mais significativa o abastecimento de energia elétrica.

Muitos prédios privados, entre supermercados, igrejas, lojas de veículos, academias de ginástica e outros empreendimentos também foram seriamente prejudicados. Muitas residências também ficaram destelhadas e estão recebendo auxílio da prefeitura nos reparos emergenciais.

DECRETO DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Por conta da gravidade da situação, Tijucas, assim como o próprio Estado e outros municípios catarinenses, decretou situação de emergência conforme consta do Formulário de Informações do Desastre – FIDE. O documento, de número 1566/2020, autoriza, entre outros, a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

ENERGIA ELÉTRICA

Por conta das inúmeras demandas da região, em especial, nos municípios de Tijucas e Governador Celso Ramos, a agência regional da Celesc está bastante sobrecarregada. Além disso, a autarquia explica que os estragos na rede foram de grande proporção e exigem muitas horas de trabalho para que todo o sistema seja recuperado.

Em Tijucas muitos pontos já tiveram a energia restabelecida nesta quarta-feira (01), e outras devem ter o serviço retomado somente a partir de hoje (02).

SOBRE A PERDA DOS TRABALHADORES

O desabamento de um galpão onde funcionava uma empresa de fabricação de pré-moldados na localidade Sul do Rio resultou na morte de três homens, todos funcionários da empresa. A prefeitura não teve acesso à identidade das vítimas. Outros dados ainda estão sendo apurados e tendo novas informações, divulgaremos.

MARÉ ALTA

O ciclone extratropical continua produzindo efeitos na costa de Santa Catarina e agora a preocupação é com o mar agitado e aumento da maré. Pontos à beira mar, no bairro Praça começam a ser atingidos. A Defesa Civil e a Secretaria de Ação Social já estão no local fazendo vistorias e verificando a necessidade de atendimento aos moradores. A secretaria de Obras também já está a postos para atuar no local caso seja preciso uso de máquinas. Em casos de emergência, a comunidade deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou a Defesa Civil Municipal pelo telefone (48) 98467-4806.

Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Larissa Souza e reprodução internet