Coleta seletiva em Tijucas chega a 30 toneladas em um mês

12/01/2018 12:18

A empresa NMJW – Reciclagem Wanat, responsável pela coleta seletiva em Tijucas, apresentou à Administração Municipal o balanço do primeiro mês de atividades. Entre o fim de novembro e de dezembro, a coleta seletiva recolheu aproximadamente 30 toneladas de lixo reciclável.

O serviço estava paralisado e foi retomado no final do mês de novembro, atendendo o desejo da administração de trabalhar em políticas de cuidado com o meio ambiente. Além de retomar a coleta, a empresa responsável vai trabalhar também a conscientização da comunidade, em especial no ambiente escolar e instalar, nos próximos meses, ecopontos em áreas de grande circulação da cidade.

O que deve ser separado para o lixo reciclável

Papel

O que recicla - Papéis de escritório, papelão, caixas em geral, jornais, revistas, livros, listas telefônicas, cadernos, papel cartão, cartolinas, embalagens longa-vida, listas telefônicas, livros.

O que não recicla - Papel carbono, celofane, papel vegetal, termofax, papéis encerados ou plastificados, papel higiênico, lenços de papel, guardanapos, fotografias, fitas ou etiquetas adesivas.

Plástico

O que recicla - Sacos, CDs, disquetes, embalagens de produtos de limpeza, PET (como garrafas de refrigerante), canos e tubos, plásticos em geral.

O que não recicla - Plásticos termofixos (usados na indústria eletro-eletrônica e na produção de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos), embalagens plásticas metalizadas (como as de salgadinhos), isopor.

Vidro

O que recicla - Garrafas de bebida, frascos em geral, potes de produtos alimentícios, copos.

O que não recicla - Espelhos, cristais, vidros de janelas, vidros de automóveis, lâmpadas*, ampolas de medicamentos, cerâmicas, porcelanas, tubos de TV e de computadores.

*O ideal é que esse material seja embalado e descartado em locais que encaminhem para a descontaminação.

Metal

O que recicla - Latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de produtos alimentícios (óleo, leite em pó, conservas), tampas de garrafa, embalagens metálicas de congelados, folha-de-flandres.

O que não recicla - Clips, grampos, esponjas de aço, tachinhas, pregos e canos.

Texto: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação) | Foto: imagem ilustrativa