Começa a distribuição dos carnês de IPTU 2018

08/01/2018 11:59

Começa nesta semana a entrega dos carnês de IPTU 2018 (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Tijucas. Nos carnês, que serão distribuídos casa a casa, estão os boletos para pagamento em cota única, tendo o primeiro vencimento para 12 de fevereiro com desconto de 30% e a segunda cota única, com 20% de desconto e vencimento para dia 12 de março.

Os contribuintes também podem optar pelo parcelamento do tributo. Neste caso, o vencimento da primeira parcela também será no dia 12 de fevereiro. Para retirar as guias de pagamento do parcelamento, o contribuinte deve procurar o Setor de Tributos ou acessar o link: http://tijucas.sc.gov.br/cidadao-web.

A impressão de segunda via dos carnês também é válida para contribuintes que possuem imóveis em Tijucas e residem em outras cidades. O objetivo é evitar o envio de carnês pelos Correios, agilizando o acesso aos boletos, facilitando o pagamento eletrônico e economizando papel.

Inadimplência e destinação dos recursos

Em 2017 a prefeitura tinha como estimativa mais de R$ 9,4 milhões para arrecadação do IPTU. Deste total, apenas R$ 3,2 milhões foram pagos pelos contribuintes. Estes números apontam o alto índice de inadimplência neste tributo que é uma das maiores fontes de arrecadação do município.

Desde o início da atual gestão, o prefeito determinou que todos os recursos arrecadados com o IPTU sejam totalmente revertidos em obras na cidade. Diante disso, com os recursos arrecadados em 2017, já foram ou estão sendo executadas com recursos próprios, provenientes do IPTU: a nova entrada da cidade, a drenagem da Avenida Hercílio Luz, a Praça do Pescador, no Bairro Praça, a Rotatória da Avenida José Manoel Reis e a inversão do trânsito Centro-Praça.

Para 2018, os valores arrecadados com o tributo continuarão sendo destinados para obras com prioridade para serviços de drenagem e pavimentação em diversos pontos da cidade.

Texto: Thiago Furtado e Karina Peixoto Silva | Arte IPTU: Larissa Souza