Começa a reforma da UBS Dona Calina

14/07/2020 11:43

Tiveram início nesta semana as obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Dona Calina, no bairro Praça. O prédio, já bastante antigo, apresenta sérios problemas de estrutura e necessita de adaptações para dar maior acessibilidade e conforto aos usuários.

A obra está sendo feita com recursos do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, pelo programa UBS Reforma e terá investimento total de R$ 465.903,57, sendo R$ 399.310,00 repassados pelo Governo Federal, e R$ 66.593,57 como contrapartida do município.

O projeto de reforma da UBS Dona Calina foi aprovado pelo Ministério da Saúde em 2018, porém, os recursos só foram liberados em 2020. Com a liberação, foi feito o processo licitatório e a execução da obra estava prevista para iniciar em abril deste ano, porém, sofreu atraso por conta da pandemia do novo Coronavírus.

A obra vai contemplar reforma total do prédio, incluindo pintura, reparos no telhado e nos sistemas hidráulico e elétrico, além de retirada da rampa de acesso que não era utilizada e que será substituída por um elevador, permitindo assim a devida acessibilidade aos pacientes.

Também serão construídos novos consultórios e os já existentes serão reformados; a unidade vai ganhar uma nova sala de procedimentos, além de sala para acupuntura e ambiente para reuniões de trabalho e de grupos como, o de gestantes e outros da rede de saúde.

“A UBS Dona Calina precisa desta reforma há muito tempo e somente agora está sendo possível realizar. Mas temos a certeza de que todas as melhorias que estão previstas no projeto vão trazer muito mais funcionalidade à unidade e mais conforto a todos os moradores da Praça que buscam por serviços no nosso posto de saúde”, diz o secretário municipal de Saúde, Vilson José Porcíncula.

O prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, afirma que obras como esta são essenciais para a população. “Oferecer serviços de saúde é um desafio diário em qualquer município e sabemos que além de bons profissionais, precisamos contar com estrutura adequada para acolher os pacientes. Por isso, esta e outras reformas e ampliações que estamos realizando na área da saúde são fundamentais para o bom atendimento à população”, diz.

Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Larissa Souza