Começa em Tijucas a campanha nacional de vacinação contra o sarampo

08/10/2019 8:09

Começou nesta segunda-feira (7) uma campanha nacional de vacinação com o objetivo de garantir, até o dia 25 de outubro, que pelo menos 95% de todos os bebês e crianças entre seis meses e 4 anos 11 meses e 29 dias de idade recebam uma dose da vacina contra o sarampo. O “Dia D” da campanha acontece dia 19 de outubro. Para Jovens de 20 a 29 anos que não tomaram duas doses da vacina, o período será de 18 a 30 de novembro.

De acordo com o Ministério da Saúde afirmou que, no período de 90 dias (até 28 de setembro), o Brasil registrou 5.504 casos confirmados da doença em 19 estados, e seis pessoas morreram por complicações ligadas ao sarampo.

Em Tijucas, as salas de vacina já receberam doses da vacina Tríplice Viral (VTV), que também combate a caxumba e a rubéola. De acordo com o secretário de Saúde, Vilson José Porcíncula, os pais devem se conscientizar que a falta da vacina pode causar sérios riscos desnecessários aos filhos.

“São muitos motivos que levam os pais a tomar essa decisão, mas as consequências de não receber a vacina, quem sofre é a própria criança, que acaba ficando desprotegida. Em 2019, das seis pessoas que morreram por sarampo no Brasil, quatro tinham menos de um ano de idade", afirmou o secretário.

Dia “D”

No dia 19 de outubro, o Dia “D” da campanha, as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Joáia, Centro, Areias e Praça estarão abertas para vacinação das 8h às 17h. Aproveitando a oportunidade, serão ofertadas as demais vacinas para quem está com a carteira desatualizada.

"A criança não consegue ir sozinha a uma Unidade Básica de Saúde para reivindicar seu direito. Pais e responsáveis: chequem a carteira de vacinação em respeito à criança. Se estiver incompleta, vá ao posto de saúde tomar a dose. Vacina é um direito da criança", informou a responsável pelo departamento de Vigilância em Saúde de Tijucas, Elenise Zimmer dos Santos.

Campanha contra o sarampo

Realizada em caráter nacional, a campanha vai realizar pela primeira vez a chamada "dose zero" aos bebês de seis meses a um ano de idade. A iniciativa será realizada em diversas fases, cada uma destinada a uma faixa etária:

• 7 a 25 de outubro: crianças de seis meses a 5 anos de idade (o "Dia D" da campanha acontece em 19 de outubro) e
  • 18 a 30 de novembro: jovens de 20 a 29 anos que não tomaram uma ou duas doses da vacina (o "Dia D" será em 30 de novembro).

Em caso de dúvidas, pais e responsáveis poderão contatar a secretaria através dos telefones: (48) 9 9181 4652 e (48) 9 8834 2634 (WhatsApp)

Texto e Arte: Patrícia Ferreira | Foto: Divulgação