Começam as aulas do projeto Mexa-se pela Vida

16/08/2017 15:29

Iniciaram na manhã desta quarta-feira (16) as atividades do projeto Mexa-se pela Vida, uma parceria entre as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O Ginásio de Esportes João Bayer Filho esteve cheio de gente disposta a se exercitar em
busca de uma vida mais saudável.

Neste primeiro dia de atividades, os profissionais realizaram a tomada de medidas corporais, além dos exames de glicemia e pressão arterial. Depois disso, um lanche saudável foi servido aos participantes do projeto.

O Mexa-se pela Vida é um projeto que busca incentivar a prática da atividade física como fator importante para a melhoria da qualidade de vida. Segundo a fisioterapeuta do NASF, Juliana Argollo Klein, “o trabalho precisa ser de longo prazo, porque a ideia é promover saúde através dos exercícios e prevenir o aparecimento das doenças”.

Entre os participantes do projeto estão muitos idosos e algumas pessoas com sobrepeso. Para este público, o trabalho será baseado em “aulas de alongamento, fortalecimento muscular e um pouco de condicionamento físico”, afirma a educadora física do NASF Alexsandra Francisco.

Contente com o primeiro dia de atividades, a funcionária pública aposentada Almira Maria Cabral, de 66 anos, ressalta a importância de estar sempre em movimento. Depois de trabalhar mais de trinta anos na área da saúde, ela conhece bem os benefícios dos exercícios. “Sempre me mexo, faço meus exercícios. É muito importante se manter em atividade. Principalmente a cabeça”, observa.

As aulas do projeto Mexa-se pela Vida acontecem às quartas-feiras, das 8h às 9h, no Ginásio de Esportes João Bayer Filho. Esta turma já está completa, mas a Secretaria Municipal de Saúde está recebendo inscrições para viabilizar a
abertura de uma segunda turma. Para isso, basta procurar a Unidade Básica de Saúde do Centro. Em breve, o projeto será estendido também para o bairro Praça. Mais informações no telefone (48) 3263-0548.

(Texto e fotos: Thiago Furtado - Estagiário da Diretoria de Comunicação)