Comissão promove nova reunião sobre mudanças nas marginais da BR 101

24/01/2017 8:14

O grupo de empresários e lideranças do município de Tijucas esteve mais uma vez reunido na sede da ACIT/CDL nesta segunda-feira (23) para discutir sobre as mudanças realizadas pela Autopista Litoral Sul e pela ANTT nos acessos à Tijucas e nas marginais da BR 101.

A comissão liderada por empresários associados à ACIT, já fez inúmeros encontros e promoveu reuniões com a agência reguladora e com a própria Autopista Litoral Sul tentando desfazer as mudanças que foram feitas no trânsito da cidade, porém, até o momento não foi possível reverter as modificações já realizadas.

Segundo os integrantes da comissão, entre os principais problemas, estão o isolamento da comunidade Imacol que hoje precisa percorrer mais de 5 quilômetros para acessar o centro da cidade; a dificuldade de acesso a empresas instaladas nas marginais da BR 101 que agora estão em sentido único; além dos riscos impostos pela alteração no trânsito sob a ponte e da falta de sinalização para motoristas que vêm de todo o Vale do Rio Tijucas e precisam acessar a rodovia nos sentidos norte e sul.

De acordo com o vice-prefeito Adalto Gomes, que apóia o grupo e tem coordenado as reuniões, durante o último encontro com a ANTT, em Itapema, a comissão pediu que pelo menos 5 medidas emergenciais fossem tomadas.

“Diante dos problemas que estamos enfrentando dentro da cidade, pedimos à agência que faça, ao menos, a reversão do trânsito sob a ponte na avenida Jacob Lameu Tavares, mantendo o cruzamento sob os mesmos pilares que era antes (para quem trafega do bairro Praça para o Centro); melhorar a rota de acesso a Florianópolis para quem vem de Canelinha, São João Batista e outras cidades do Vale; voltar a permitir o trânsito em sentido duplo da Imacol até a rua do Caju; suspender o projeto que visa implantar mão inglesa sob o elevado do Km 163 (sentido avenida Coleira) retirando as calçadas e dando mais espaço às pistas centrais; e ainda, colocar a entrada para Florianópolis um pouco mais ao Sul a fim de possibilitar o acesso à BR 101 para quem vem da rua Antônio Bayer (que passa atrás do Hipermercado Koch)”, diz.

Ele afirma que tais medidas foram vistas de forma positiva pela Autopista, porém, ainda não foram confirmadas como possíveis de serem adotadas porque precisam de aprovação da ANTT.

“Neste caso o município vai encaminhar um documento detalhando a necessidade de tais medidas diretamente à ANTT e esperamos que ao menos estas alterações sejam permitidas de imediato”, afirma o vice-prefeito.

Apoio do Deputado Mário Marcondes

Durante a reunião desta segunda-feira (23) o grupo contou com a presença do deputado estadual Mário Marcondes Nascimento (PSDB) que, desde o encontro realizado com o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, na última quinta-feira (19), se colocou à disposição para auxiliar o município neste movimento.

“Estou aqui para ouvir as necessidades de Tijucas em relação às mudanças do trânsito realizadas pela ANTT e pela Autopista e me colocando à disposição do grupo para buscar audiências com as autoridades envolvidas e lutar junto com vocês para reverter as alterações que acabaram por prejudicar não somente a classe empresarial, mas a comunidade, como um todo”, disse.

O prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha agradeceu pela vinda do deputado. “Não tivemos oportunidade de avisar ao deputado sobre esta reunião com muita antecedência, no entanto, mesmo assim ele conseguiu adaptar o encontro à sua agenda e se fez presente, prestando apoio e se mostrando disposto a ajudar nossa comunidade. Agradecemos pela sua disponibilidade e atenção, deputado”, disse o prefeito.

Uma nova reunião do grupo deve ser agendada ainda nesta semana discutir os próximos passos da comissão.

(Texto e fotos: Karina Peixoto Silva)