Comitê Tijucas Biguaçu apresenta resultados do Projeto InforMar

29/03/2018 12:51

O Comitê Tijucas Biguaçu apresentou na noite desta quarta-feira (28) os resultados do Projeto InforMar, desenvolvido pelo órgão com subsídio do Instituto Linha D’água. O trabalho deu origem a um livro e a um documentário.

A proposta do Projeto InforMar era de estudar a relação dos pescadores artesanais da Baía de Tijucas com os elasmobrânquios (tubarões e raias). Durante o ano passado, os técnicos do Comitê entrevistaram cem pescadores, 25 em cada cidade da baía (Tijucas, Porto Belo, Bombinhas e Governador Celso Ramos). A apresentação de ontem contou com a presença dos pescadores artesanais de Tijucas, dentre eles alguns que foram ouvidos na pesquisa.

O livro que leva o título do projeto e apresenta seus resultados foi lançado ontem e distribuído ao público. O material conta também com um capítulo escrito pela equipe do Laboratório de Biologia de Teleósteos e Elasmobrânquios (LABITEL) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O material será disponibilizado para bibliotecas e escolas de todos os municípios que integram o projeto InforMar.

O documentário produzido pela equipe do Comitê Tijucas Biguaçu, que mostra todo o processo e resultados das pesquisas, além de importantes entrevistas com os pescadores, também foi lançado durante o evento. O vídeo retrata bem o esforço de pesquisa do projeto e evidencia questões significativas sobre os efeitos do desenvolvimento da região e os problemas socioambientais enfrentados pelos pescadores e comunidade ribeirinha.

O engenheiro de aquicultura e técnico ambiental do Comitê Tijucas Biguaçu, Tiago Manenti Martins, destacou para os pescadores a importância do estreitamento da relação entre eles e os órgãos que pensam a conservação dos ambientes. “A nossa intenção é sempre de ouvir vocês e usar o conhecimento que vocês têm para pensarmos juntos em estratégias para a conservação desse ambiente e para a continuidade da pesca artesanal”, afirmou.

Estiveram presentes no evento o Secretário de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, José Leal Silva Junior, que também é presidente do Comitê Tijucas Biguaçu, os vereadores Esaú Bayer e EcioHelio de Melo, o Secretário Municipal de Administração e Finanças, Rosenildo de Amorim e o Prefeito Eloi Mariano Rocha.

Texto: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação) | Fotos: Comitê Tijucas Biguaçu