Conferência Municipal discute melhorias na saúde

14/07/2015 13:43

A Administração Municipal de Tijucas através do Conselho Municipal de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde realizou na última segunda-feira (13) no Anfiteatro Leda Regina de Souza, a Conferência Municipal de Saúde de Tijucas. O encontro tinha como objetivo, analisar as prioridades locais de saúde, formular propostas no âmbito dos Municípios, dos Estados e da União, e elaborar Relatório Final, com base em Documento Orientador do Conselho Nacional de Saúde, nos prazos previstos.

Entre os objetivos da Conferência estava o de reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde - SUS, para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade, com base empolíticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na ConstituiçãoFederal de 1988, e nas Leis nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 e nº 8.142, de 28 de dezembro de1990.
Estiveram presentes no evento, além do prefeito municipal de Tijucas Valério Tomazi e vice-prefeito Ailton Fernandes, o secretário municipal de saúde Luiz Rogério da Silva, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores Eder Muraro e os vereadores Vilson Porciúncula, conhecido como Tem, o vereador Serginho Cordeiro, secretários municipais, representantes de entidades e servidores públicos que atuam na área da saúde.
Para o prefeito municipal de Tijucas Valério Tomazi, a Conferência Municipal de Saúde é um momento de se pensar uma saúde melhor. “É momento de refletirmos dentro da nossa realidade, tudo o que podemos fazer para melhorar a saúde do nosso Município, tendo a oportunidade de levar estas reflexões e os levantamentos para a esfera regional e nacional. Quero aproveitar para agradecer cada colaborador que atua na Secretaria de Saúde de Tijucas e dar os parabéns ao trabalho realizado” – disse o prefeito.
A Conferência de Saúde é o local onde o povo manifesta, orienta e decide os rumos da saúde em cada esfera. Visa à formulação de diretrizes para a construção de políticas públicas de saúde que deverão compor o plano municipal de saúde e o plano pluri anual (PPA).
Este ano, 2015, é ano de Conferências de Saúde, e devem ser realizadas Conferências Municipais, Estaduais e Nacionais, que tem como Tema Principal: "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro". Os Municípios devem realizar suas Conferências de 09 de abril a 15 de julho de 2015; A Etapa Estadual acontece dias 23, 24 e 25 de setembro de 2015; e a Nacional acontece de 01 a 04 de dezembro de 2015.