Conselho Afro de Tijucas recebe Presidente de Conselho Estadual

19/03/2014 9:10

Aconteceu dia 14 de março na Sociedade Recreativa e Cultural Clube 13 de maio, mais um encontro do Conselho de Identificação da Cultura Afro-brasileira em Tijucas com a comunidade, onde foram apresentados todos os membros.

Neste mesmo evento, esteve presente o PRESIDENTE do CEPA (Conselho Estadual de Populações Afro descendentes) Sr. José E. Ribeiro. Na ocasião, o presidente do CEPA falou sobre a importância dos Conselhos Municipais para a promoção da igualdade racial.

Ele lembrou que o Conselho deve estar atento às necessidades da comunidade negra do município e falou da importância de se estabelecer parcerias com o poder público para que se consolidem ações que garantam a participação dos sujeitos negros em todos os espaços.

O presidente, José Ribeiro também ressaltou as intervenções do CEPA nas denúncias de racismo no estado de Santa Catarina e das conversas com prefeitos e secretários para que se garanta a implementação da Lei 10.639, que obriga a inclusão do ensino da história e da cultura afro-brasileira no currículo da Educação Básica, bem como a implementação de políticas públicas que promovam igualdade de oportunidades e a diminuição das desigualdades étnicas.

O Conselho de Identificação da Cultura Afro-brasileira de Tijucas continuará realizando encontros mensais no intuito de discutir, propor e encaminhar ações que promovam a igualdade racial em nosso município.

Os novos conselheiros foram empossados conforme Decreto 895, ficando na diretoria da Gestão 2014-2015, Karine Ramos como Presidente, Nordi T. Ramos como Vice-Presidente e Rosileni Silva Rita como Secretária.

(Texto: Rosileni Silva Rita | Fotos: Foto Muller)