Conselho debate o papel de Tijucas na economia do Mar

08/04/2015 15:03

Em reunião na última segunda-feira (06), o Conselho Municipal de Indústria e Comércio de Tijucas debateu “O papel de Tijucas na Economia do Mar de Santa Catarina”.
O encontro contou com uma palestra desenvolvida pelo Sr. Ornelas, Consultor em Gestão Estratégica ACATMAR – Associação Náutica Catarinense e Diretor de Negócios do GTT NÁUTICO SC (Grupo de Trabalho do Turismo Náutico). Entidades em que o Município de Tijucas é associado e participante com representação.
O Prefeito Municipal Valério Tomazi, presente na reunião, destacou que o foco dos estudos é aumentar a competitividade do turismo náutico de Santa Catarina por meio da sustentabilidade plena (financeira, conservação ambiental e inclusão social – emprego e renda).
O presidente do Conselho Municipal de Indústria e Comércio Nelson Zunino Duarte participou da reunião e lembrou que o mar e as águas do interior não são usados de forma profissional. “Usar a atratividade da capital e do Estado para atrair empresas profissionais e com know-how náutico é dar a oportunidade aos micro e pequenos empresários do comércio náutico de mostrar os atrativos náuticos da nossa região.
O debate e apresentação giraram sobre infraestruturas de apoio náutico e as potencialidades de Tijucas centradas na orla marítima, no rio Tijucas e o plano diretor já implantado, contemplando o desenvolvimento náutico. A par de todas as ações estão os encaminhamentos para o desassoreamento do rio e a fixação da barra do rio (construção dos molhes).
O Prefeito apresentou ao Conselho as ações aplicadas para o desenvolvimento da Zona Náutica de forma que o Conselho também absorveu as informações para posterior deliberações e proposições.