Contas da Prefeitura de Tijucas são aprovadas pela câmara

04/01/2016 11:47

Por unanimidade, os vereadores da Câmara de Tijucas aprovaram as contas apresentadas pela Prefeitura Municipal referente às gestões dos anos de 2003, 2010 e 2013. À época, os responsáveis pela administração dos recursos públicos foram os prefeitos Uilson Sgrott, Elmis Mannrich e Valério Tomazi, respectivamente. O julgamento das contas aconteceu na sessão ordinária do dia 7 de dezembro, com os parlamentares seguindo os pareceres do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), que opinaram pela aprovação.
A obrigação de prestar contas é um dever constitucional de todos aqueles que utilizam, arrecadam, guardam, gerenciam ou administram dinheiro, bens e valores públicos. Por isso, ao final de cada exercício financeiro – período que corresponde a um ano –, o Prefeito encaminha relatório contábil da situação do Município ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC). Por sua vez, a Corte analisa as contas e emite parecer prévio opinando pela rejeição ou aprovação dos balanços contábeis.
Como fiscal do Poder Executivo, cabe à Câmara Municipal de Vereadores verificar se a execução financeira da Prefeitura segue as regras gerais de contabilidade pública e as normas estabelecidas pela legislação – como a Constituição Federal, as Lei Geral de Direito Financeiro (4.320/64) e a Lei de Responsabilidade Fiscal (101/00). Entre os critérios analisados pelo TCE e pelos parlamentares estão, por exemplo, o respeito ao equilíbrio entre as receitas e as despesas do Município, princípio que evita o endividamento público.
Conforme prevê o artigo 31 da Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município de Tijucas, é de competência exclusiva da Câmara de Vereadores “tomar e julgar as contas do prefeito, deliberando sobre o parecer do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC)”.
Pareceres do TCE
Ao analisar os balancetes financeiros da Prefeitura, o TCE elaborou e enviou à Câmara Municipal de Tijucas três documentos que opinaram pela aprovação das contas.Todas as decisões estão disponíveis no site da Corte, com informações sobre os anos de 2003, 2010 e 2013.

Texto - Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Tijucas