Cras inicia projeto Horta - Semeando Conhecimento

21/07/2014 9:56

Com o objetivo de promover uma maior integração entre os participantes e incentivar o contato com a terra, Já está em andamento o Projeto Horta- Semeando Conhecimento, realizado pela Administração Municipal por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e Cras (Centro de Referência de Assistência Social). O projeto, que tem parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, trabalha com crianças e adolescentes integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Para pôr o projeto em prática, além de fornecer mudas hortícolas, a Secretaria Municipal de Agricultura disponibilizou o engenheiro agrônomo Clóvis Rosa Junior, que ficou responsável por conduzir o projeto.
Além de exercer a prática do plantio em hortas, os participantes recebem aulas teóricas, como uma breve introdução sobre as mais variadas espécies hortícolas. Os trabalhos são realizados em cinco grupos e cada um fica responsável por um canteiros de 6m de comprimento por 01m de largura.
De acordo com o engenheiro Clóvis, a prática realizada insere na vida das crianças e dos adolescentes uma maior consciência em relação ao respeito não só com a natureza, mas com o ser humano próximo.
“Além do trabalho em grupo, a conservação de recursos naturais e a compostagem, o projeto apresenta a eles os grandes benefícios que tudo isso junto pode trazer para a nossa saúde”, diz o engenheiro.
Para o prefeito em exercício Ailton Fernandes, esse é mais um grande trabalho realizado pela Secretaria de Ação Social através do Cras, que cada vez mais cria incentivos para os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Essa parceria criada com a Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente só vem a somar e ajudar a continuar criando mais possibilidades e melhores condições de vida às crianças e adolescentes.
Ao todo, o Projeto Horta- Semeando Conhecimento, trabalha com 180 crianças e adolescentes e acontece todas as terças-feiras na Escola José Higino da Silva, em Santa Luzia, onde funciona o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.