CREAS realiza encontro com vítimas de violências

18/06/2014 14:37

A Prefeitura Municipal de Tijucas, através do CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social realizou seu primeiro encontro no dia 17/06/2014, nas dependências da UNIVALI com o GRUPO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA(FÍSICA, PSICOLÓGICA, SEXUAL E NEGLIGÊNCIA). Este grupo foi criado em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e, conta com o apoio de estagiários do curso de psicologia e pedagogia, orientados pelo professor Edgar Piva. Conforme a coordenadora do CREAS, Sra. Cláudia Beatriz Venâncio, nosso público são as famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos e, seguindo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais é que tivemos a idéia de criar este grupo a fim de orientar e acompanhar essas famílias. Nossa demanda é originária por:
1.Identificação e encaminhamento dos serviços de proteção e vigilância social;
2.Por encaminhamento de outros serviços socioassistenciais, das demais políticas públicas setoriais e órgãos do sistema de garantia de direitos e do sistema de segurança pública;
3.Por demanda espontânea.

Salienta ainda a coordenadora Cláudia que este é o primeiro de muitos encontros que serão feitos em parceria com esta Universidade, encontros esses que deverão acontecer a cada quinze dias ou, conforme for à necessidade das famílias envolvidas. Nesses encontros serão usados materiais socioeducativos a fim de subsidiar nossa prática, dinâmicas e tudo mais para envolver nossos usuários. Convém frisar que todos os participantes terão sua identidade, integridade e história de vida preservados.

Conforme a psicóloga do CREAS, Sra. Cleumara da Silva Bernardi, essas crianças e adolescentes já estavam sendo atendidos pela equipe, onde foram acolhidos, ouvidos através de um processo lúdico, na qual expressaram suas vivências, angustias e traumas e, desenvolvendo também uma escuta familiar, lembrando que o objetivo da equipe enquanto CREAS não é o de processo terapêutico. Cleumara continua dizendo que o trabalho sempre é enfocado na família, em seu fortalecimento de vínculos mediante a segurança no desenvolvimento de autonomia individual, familiar e social.

A assistente social do CREAS, Sra. Cláudia Schmidt Daniel, relata que essa metodologia de atender em grupo faz parte da atuação do CREAS, ou seja, integra o Programa de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias – PAEFI. Neste caso, com a criação do Grupo de Crianças e Adolescentes vítimas de Violência nossas ações e orientações são direcionadas também aos pais no sentido da promoção da função protetiva da família diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam. Com as crianças e os adolescentes participantes nosso maior objetivo é contribuir para a reparação dos danos, para que os mesmos possam ter uma infância/adolescência sadia, fortalecendo os valores éticos, morais e familiares.
Assim, quem quiser saber maiores informações acerca da participação junto a este Grupo, ou souber de alguém que foi ou está sendo vítima de violência, seja ela qual for, procure o CREAS, estaremos prontos para o imediato atendimento e providências necessárias para a inclusão desta família e seus membros junto a esse serviço.

CREAS – Tijucas/SC.
Rua José Joaquim Santana, nº 36 - Bairro Universitário.
Fone: 048 3263-5756.