CREAS reúne jovens em medidas socioeducativas

13/06/2014 8:56

A Prefeitura Municipal de Tijucas, através do CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social fez seu primeiro encontro no dia 30/05/2014 com adolescentes que estão em cumprimento de Medidas Socioeducativas. Este encontro faz parte do Serviço de Proteção Social Especial, de competência do CREAS e, de acordo com o disposto na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, este serviço tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente. Este serviço deve contribuir para o acesso a direitos e para a ressignificação de valores na vida pessoal e social dos (as) adolescentes e jovens. De acordo com a coordenadora do Programa neste município, Sra. Cláudia Beatriz Venâncio, os usuários deste serviço são adolescentes de 12 a 18 anos incompletos, ou jovens de 18 a 21 anos, em cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade, aplicada pela Justiça da Infância e da Juventude ou, na ausência desta, pela Vara Civil correspondente e suas famílias. Conforme a psicóloga do CREAS, Sra. Cleumara da Silva Bernardi, todos os adolescentes além de se reuniremquinzenalmente em grupo, acompanhados de seus responsáveis, são atendidos individualmente a fim de construir o PIA – Plano Individual de Atendimento. Este PIA nada mais é do que um instrumento de previsão, registro e gestão das atividades a serem desenvolvidas com o adolescente, sem esquecer da participação dos pais em todo o processo.
A assistente social do CREAS, Sra. Cláudia Schmidt Daniel, salienta, que a maior dificuldade que estão encontrando no momento, é com relação a não aceitação por parte de algumas Instituições e/ou Entidades para receberem esses adolescentes e, acompanharem os mesmos no cumprimento de suas medidas, ou seja, na prestação do trabalho em si, em caráter pedagógico e não punitivo. Nesse sentido, estamos nos mobilizando com algumas organizações objetivando capacitar essas instituições para a aceitação deste jovem, auxiliando-o para poder ampliar seu universo informacional e o desenvolvimento de suas habilidade e competências.