Crianças aprendem sobre importância da natureza com projeto Plantando Inclusão

13/03/2019 10:09

Ana Carolina de Matos, de apenas 3 anos, aprendeu o processo de plantio de uma árvore numa aula especial no jardim do Centro de Educação Infantil Zilda Maria Peixer. Os professores do projeto Plantando Inclusão levaram mudas de hortaliças e proporcionaram aos alunos o contato direto com a terra. Ao todo, 30 crianças participaram da atividade.

“Agora ela vai crescer”, explicou a pequena, se referindo à muda que plantou na horta. “Hoje aprendi a enterrar a plantinha”, também contou a aluna Isabela de Assis, mostrando a pá utilizada.

Com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas, o projeto pioneiro desenvolvido pela Associação Caminho das Águas está trabalhando a educação ambiental com crianças da rede pública de ensino, uma vez por semana.

“Nosso objetivo é envolver a comunidade escolar do município em práticas relacionadas ao meio ambiente. A intenção é despertar esse olhar de sustentabilidade ambiental e inserir no dia a dia dessas crianças o contato com a natureza”, explica Thiago Martins, assessor ambiental da Associação Caminho das Águas de Tijucas e estagiário da Secretaria de Agricultura.

O projeto teve início no mês de fevereiro, numa colônia de férias, e agora está servindo de modelo para ser implantado futuramente em outras unidades de ensino. De acordo com Thiago, outro grande objetivo da ação é ampliar a implantação de hortas escolares, estimulando assim, o consumo de alimentos saudáveis.

Para a diretora do CEI, Ângela Lopes Furtado, o projeto se encaixou nas propostas educacionais desenvolvidas durante o ano passado. Ela ressalta a importância de as crianças entenderem a o valor da natureza e da preservação ambiental.

“Nosso futuro está nas mãos dessas crianças, daí a importância de ter desde a educação infantil este incentivo de preservação ao meio ambiente e o fato de aprenderem a plantar. Nossas professoras apostam nessa ideia, tanto que já estamos trabalhando com as crianças desde o ano passado com o projeto Semeadores do Futuro”, destaca Ângela.

A professora Adélia dos Santos trabalha há 22 anos com a educação e afirma que as crianças aprendem preciosas lições com ações como esta. “Com o crescer da planta, a criança aprende sobre o ciclo da vida”, completa a educadora.

Mais fotos aqui

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Larissa Souza