Del apresenta projetos para praças públicas, estímulo ao agricultor e empreendedorismo nas escolas

29/11/2017 15:24

O conselho do DEL (Programa de Desenvolvimento Econômico Local) esteve na sede da ACIT/CDL na manhã desta quarta-feira (29) para mais uma reunião ordinária. Recepcionado pelo presidente da Acit, Rogério de Souza, o prefeito de Tijucas e também Presidente do DEL, Eloi Mariano Rocha, abriu o encontro agradecendo a presença dos integrantes do conselho.

Durante o encontro, representantes de três câmaras técnicas do DEL apresentaram projetos ao conselho. A câmara técnica de Urbanismo apresentou o projeto ‘Adote uma praça’ que visa envolver a iniciativa privada e a prefeitura na reurbanização de espaços públicos de lazer. Pelo projeto, empresários e poder público farão a revitalização e manutenção de praças públicas com implantação de equipamentos, iluminação, além do plantio de flores e árvores. Para que o projeto tenha sucesso, o grupo de trabalho também incluiu um trabalho de conscientização nas escolas a fim de incentivar desde cedo a filosofia de cuidado com os espaços públicos.

Na câmara técnica de Educação Empreendedora, os integrantes apresentaram como proposta a criação de um programa de incentivo ao tema nas escolas, incluindo premiação ao Professor Empreendedor e a realização de uma feira de conhecimento para empreendedores mirins. O projeto envolve toda a rede escolar do município, tanto municipais como estaduais e particulares.

Já a câmara técnica de Agronegócios apresentou a sugestão de eventos e outras ações para promoção e valorização dos produtos agropecuários de Tijucas. Baseados em números do município e na grande diversidade de culturas e produção existentes em Tijucas, a câmara propôs a criação de uma grande feira e futuramente, na criação de um evento anual tendo como destaque algum produto local, a exemplo de festas realizadas em outros municípios.

Os três projetos foram aprovados por unanimidade pelo conselho e agora voltam para as câmaras técnicas para finalização do plano de trabalho. O cronograma de ação dos projetos prevê as primeiras atividades já para fevereiro de 2018 e devem seguir durante todo o ano, tendo em vista as fases e preparativos a serem vencidos até a efetiva implantação dos programas.

O presidente do Del e prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha ficou satisfeito com o resultado do reunião e parabenizou as câmaras técnicas pelos projetos apresentados. “É deste tipo de iniciativa que precisamos. Por isso a importância de termos grupos de trabalho como este, que reúnem pessoas de diversos segmentos da sociedade para pensar na cidade e buscar soluções para os nossos problemas. Conto com vocês para colocarem estas idéias em prática e aprimorar ainda mais estes excelentes projetos”, disse.

CT Desenvolvimento Urbano
CT Educação Empreendedora