Desfile cívico atrai grande público em Tijucas

07/09/2017 16:06

A quinta-feira, feriado de 7 de Setembro, amanheceu com um bonito dia, convidativo para que a comunidade de Tijucas fosse às ruas assistir ao Desfile Cívico. Muita gente esteve ao longo da Rua Coronel Büchele, onde escolas, instituições e entidades da sociedade civil organizada desfilaram, enaltecendo o espírito cívico na cidade.

Pontualmente às 8h, conforme a programação, aconteceu a cerimônia de abertura do desfile, na Praça Nereu Ramos. Estiveram presentes na solenidade o Prefeito Elói Mariano Rocha, o Vice-Prefeito Adalto Gomes, o Presidente da Câmara de Vereadores, Elói Pedro Geraldo, a Secretária de Educação, Neide Maria Reis, os vereadores Cláudio Tiago Izidoro, Elizabete Mianes da Silva, José Roberto Giacomossi, Maria Edésia da Silva Vargas e Rudnei de Amorim, além do Segundo Tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Tijucas, Thiago Elói Santos Sarraff e de secretários municipais.

Ao som do Hino Nacional, executado pela Sociedade Musical União Tijuquense (SMUT), se deu o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de Santa Catarina e de Tijucas, pelo Prefeito Elói Mariano Rocha, Segundo Tenente Thiago Elói Santos Sarraff e Presidente da Câmara Elói Pedro Geraldo, respectivamente. A SMUT ainda apresentou os hinos da Independência e de Tijucas.

Em sua fala, o Prefeito destacou a importância da demonstração do civismo. “Na qualidade de professor, sempre dedicado às crianças e adolescentes, sei muito bem da importância de cumprirmos o dever da cidadania. Por isso, estamos aqui comemorando além comportamento cívico, um comportamento cultural das nossas raízes”, afirmou.

A partir das 8h30 começaram os desfiles, abertos pela SMUT, que acompanhou as autoridades até o ponto em que estas acompanharam o evento. A partir daí, seguiram em marcha os alunos e professores da APAE, grupos de mães e da terceira idade e os mais de dez centros de educação infantil da cidade. Depois destes, se apresentaram as escolas de ensino fundamental, com desfiles baseados em temas como literatura, resgate do folclore e valorização do meio ambiente.

A cada manifestação de alegria e de respeito à pátria por parte dos alunos e demais envolvidos no desfile, o ótimo público que encheu as ruas os aplaudia e reverenciava.

As escolas de ensino fundamental e de educação básica municipais, estaduais e particulares deram continuidade à programação. Lideradas pelas tradicionais fanfarras, as escolas exaltavam suas qualidades e destacavam os projetos desenvolvidos em cada uma delas.

As fanfarras, aliás, são um ponto a ser ressaltado. Fruto de muito trabalho por parte dos maestros e alunos, todas se apresentaram com excelência. À frente das autoridades e do ponto de maior concentração do público, fizeram suas evoluções e paradas e foram calorosamente aplaudidas pela população. Algumas vieram de outros municípios para abrilhantar o evento em Tijucas.

Além das escolas, desfilaram também os projetos da Secretaria Municipal de Ação Social, como a Banda Marcial Professor João Marcolino dos Santos e os alunos do Hapkido. Desfilaram ainda entidades da sociedade civil organizada, como o grupo de trilheiros, grupos de capoeira, o Corpo de Bombeiros Militar de Tijucas e os Bombeiros Mirins e o grupo Desbravadores Pérolas do Vale.

Quem desfilou, é claro, foi recebido no prédio da Prefeitura Municipal com o tradicional pão com laranjinha, que é parte da memória de quem desfilouem outros tempos. O feriado de 7 de Setembro foi, portanto, marcado pelo regate do espírito cívico e da tradição dos desfiles que o povo de Tijucas está tão acostumado a prestigiar. Um belo dia para ser lembrado e ajudar a fortalecer o orgulho de ser brasileiro e tijuquense.

(Texto: Thiago Furtado / Estagiário da Diretoria de Comunicação da Prefeitura)