Dezembro começa com campanha mundial de combate à AIDS

03/12/2019 13:46

No último domingo (01) foi celebrado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. De acordo com o Ministério da Saúde aproximadamente 135 mil pessoas vivem com HIV no Brasil e não sabem. Com base nessa estimativa, foi lançada uma campanha em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS: o Dezembro Vermelho.

A campanha visa incentivar as pessoas que se colocaram em risco a procurar as unidades de saúde para realizar o teste rápido. Considerando o período entre 1980 e junho de 2019 foram detectados 966.058 casos de AIDS no país.

Em Tijucas, há registro de 391 pacientes com AIDS e em tratamento e 12 pessoas também foram atendidas por exposição sem proteção. A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, está preocupada com estes números.

Para esclarecer dúvidas e facilitar o acesso aos testes rápidos, será montada uma tenda no dia 06 de dezembro, em frente ao Terminal Rodoviário Miguel Vieira de Brito. As Unidades Básicas de Saúde de Tijucas também estarão repassando informações sobre a doença e disponibilizando os testes durante todo o mês de dezembro.

“Nosso objetivo é desmistificar essa doença, facilitando testes rápidos e passando informações para toda a população. Infelizmente o preconceito impede pessoas que se relacionaram sem proteção, mas sem o teste o vírus pode se espalhar e o soropositivo pode continuar contaminando outras pessoas, sem ter conhecimento”, comenta Elenise Zimmer dos Santos, coordenadora da Vigilância em Saúde.

Cartilha

Para educar e orientar o público mais jovem, a Secretaria de Saúde imprimiu 1.500 cartilhas com a linguagem adequada para o público escolar. O material foi produzido em 2019 pela editora Amigos da Natureza, de Marechal Cândido Rondon (PR). “Pretendemos formar cidadãos mais responsáveis, pois infelizmente muita gente não quer saber seu status, o que é mais um motivo para educar para não ter medo. A doença já vem com um estigma e um preconceito muito grandes, que a gente tem que tirar, afinal já são 35 anos de epidemia”, afirma o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcíncula.

Sobre a doença

A AIDS, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença causada pela infecção do vírus da imunodeficiência humana, o HIV, mas ter HIV não significa ter AIDS. Uma pessoa contagiada pelo vírus (soropositiva) pode viver anos sem desenvolver a doença. No entanto, ela pode transmiti-lo para outras pessoas por meio de relações sexuais desprotegidas, por exemplo.
Após a entrada do agente infeccioso no organismo, os primeiros sintomas são parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar. Por isso, a maioria dos casos passa despercebida.

Perguntas frequentes - Saiba mais sobre a doença

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Divulgação