Dia 20 de janeiro é feriado em Tijucas

12/01/2017 16:09

Na sexta-feira da próxima semana, dia 20 de janeiro, Tijucas comemora o Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade.

O Feriado é instituído pela Lei número 659/1988 e presta homenagem ao Santo que passou a ser cultuado por nosso povo por volta do ano de 1830, segundo o historiador Manoel dos Anjos.

De acordo com o livro ‘Tijucas – um pouco de sua história’, de sua autoria, “pelos anos de 1830-1840 residia em Zimbros um espanhol que teve a primazia de ser o introdutor da imagem de São Sebastião em Tijucas”.

Tratava-se de Sebastião Cazas, que anos depois, transferiu-se para Tijucas e trouxe com ele a imagem de São Sebastião que passou a ser cultuada pelo povo em sua residência.

“(...) em Tijucas, na casa de Sebastião Cazas, numa rústica construção, à noite, em companhia de alguns moradores, fazia suas orações e pedidos de graças a São Sebastião, santo de sua devoção” (Manoel dos Anjos).

A imagem, no entanto, era pequena e Cazas conseguiu adquirir, com ajuda da comunidade, uma imagem maior, a qual chegou a Tijucas em um dia 20 de janeiro. A imagem veio no barco ‘Prontidão’, de propriedade de Antônio Dias, “avô da saudosa Dona Celina Vieira Peixoto” – diz o escritor.

Ainda segundo o autor, a partir do culto a São Sebastião, foram construídas as primeiras capelas de Tijucas e depois de se transformar em Paróquia e ser elevado de freguesia à Município, Tijucas ganhou sua primeira Igreja Matriz, tendo construção finalizada em 1888. Nela, foi exposta a Imagem de São Sebastião, adotado como Padroeiro do Município. A imagem permanece até hoje na atual sede da Igreja Matriz de Tijucas, que fica no centro da cidade.

(Fonte: Tijucas – Um pouco de história: Manoel dos Anjos)

*No feriado não haverá expediente na Prefeitura Municipal de Tijucas.