Dia do Rio Tijucas

01/07/2014 10:50

A conscientização sobre a preservação do Rio Tijucas há alguns anos vem sendo debatida no Município. Instituído pela Lei Municipal Nº 1957/2005, anualmente, durante a semana do dia 29 de Junho, dia em que se comemora o Dia do Pescador, o Município se dedica a atividades referentes à conscientização e preservação do Rio que banha a cidade.
Esse ano, a Administração e Secretarias Municipais desenvolveram uma programação de conscientização sobre a preservação e a importância do Rio Tijucas, envolvendo as escolas, pescadores, defensores do meio ambiente e outros interessados.

Esse ano, as atividades iniciaram na última segunda-feira (30), com a abertura da programação na Biblioteca Pública Municipal Edmundo da Luz Pinto, com a presença do prefeito municipal Valério Tomazi, a secretária municipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos Adriana Porto Faria, a secretária municipal de Educação Lorena de Oliveira Silva, o secretário de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente Cláudio Tiago Izidoro, o secretário executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas vereador José Leal da Silva Junior, representantes de escolas e comunidade.
No período da tarde, alunos das Escolas de Ensino Fundamental Dep. Walter Vicente Gomes, Profª Ondina Maria Dias
e Santa Terezinha, assistiram a uma palestra ministrada pelos biólogos, técnicos da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas Aline Luiza Tomazi e Zenir Atanazio. Os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas e como podem preservar o Rio.
Paralelo à palestra, alunos da Educação Infantil da Escola de Ensino Fundamental Mercedes Júlia Adão assistiram a contação de histórias com a contadora Dulcinea de Souza, conhecida como Dona Dulce. Após as histórias, os alunos assistiram a um desenho animado sobre as minhocas.
A tarde foi encerrada com uma visita dos alunos da Escola de Ensino Fundamental Dep. Walter Vicente Gomes ao Galpão de para Manutenção de Embarcações da Colônia de Pescadores Artesanais de Tijucas, localizada no bairro da Praça, onde os alunos puderam conversar com o presidente da Colônia Valdir José Mafra sobre a realidade dos pescadores artesanais de Tijucas.
A programação do Dia do Rio Tijucas continua com o concurso eu e o Rio Tijucas. para participar você deve curtir a página no facebook “Eu e o Rio Tijucas” e postar uma foto (selfie) sua em que apareça o Rio. A foto vai curtida ganha uma máquina fotográfica. O concurso segue até o dia 07 de agosto.

Abertura da programação do Dia do Rio Tijucas

Palestra no Anfiteatro Leda Regina de Souza