Ecologia do Rio Tijucas é tema de projeto social

13/08/2019 12:29

O município de Tijucas tem uma relação muito íntima com a natureza local, com o Rio, Mar, Baía, bem como com os vales e montanhas da região. Os recursos hídricos locais já possuem grande valia social, econômica, cultural e ambiental para a comunidade tijuquense.

O tema exige a realização de atividades que contribuam para a sustentabilidade na região, através da sensibilização ambiental aliada à inclusão social, principalmente de crianças e adolescentes da cidade.

Neste sentido, vem sendo executado em Tijucas o projeto "Pescando Inclusão", apoiado pelo Fundo para Infância e Adolescência (FIA) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Tijucas (CMDCA), com integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS de Tijucas.

Através de encontros semanais com oficinas teóricas e práticas, são compartilhadas informações relacionadas aos recursos hídricos, ecossistemas marinho e terrestre, pesca, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, sociedade e cidadania.

De acordo com Thiago Martins, assessor ambiental da Associação Caminho das Águas de Tijucas, o projeto realiza também saídas de campo e visitas técnicas para reconhecimento das áreas naturais da região.

“Trabalhamos com eles assuntos como ecossistemas terrestres, marinhos e costeiros, além de atividades de valorização cultural, história, pesqueira, agricultura e agroecologia, promovendo ainda a articulação interdisciplinar a partir de diferentes espaços educativos e de inclusão social em relação ao meio ambiente local”, explica Thiago.

As ações são realizadas pela Associação Caminho das Águas do Tijucas em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, Ação Social, Obras e o FIA e CMDCA.
Para mais informações ligue (48) 3263 1133 ou encaminhe e-mail para [email protected].

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Caminho das Águas