Educação de Tijucas inicia atividades remotas através de plataforma online

24/04/2020 10:26

Está sendo lançado nesta sexta-feira (24) o portal eletrônico da Rede Municipal de Ensino de Tijucas, criado especialmente para oferecer atividades complementares aos estudantes durante o período de pandemia do novo Coronavírus.

A iniciativa se fez necessária tendo em vista a suspensão das aulas presenciais em todo o estado de Santa Catarina iniciada em dia 17 de março.

De acordo com a secretária de Educação, Deise Juliana Silveira, as atividades propostas não substituem o conteúdo regular aplicado em sala de aula. “Sabemos da importância do contato pessoal entre aluno e professor, no entanto, esta nova dinâmica se faz necessária em meio a realidade atual de combate à Covid-19. Esperamos que pais, responsáveis e alunos façam bom uso desta plataforma. Nosso objetivo é oferecer atividades lúdicas que os ajudem a superar este momento e ao mesmo tempo, mantenham o importante vínculo família-escola”, diz.

As atividades propostas no portal não têm ainda, caráter avaliativo. São conteúdos elaborados pelos professores da rede municipal de ensino que serão atualizados semanalmente. Além disso, o portal também oferece um espaço para atividades livres, que consiste na indicação de sites voltados para a educação e que oferecem conteúdo divertido e ao mesmo tempo, didático, para crianças e adolescentes.

O prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, fala sobre as atividades remotas. “Infelizmente não temos ainda um prazo definido para volta às aulas presenciais e isso não depende do município. No entanto, durante este tempo é preciso que nossos estudantes realizem atividades, mantenham a rotina de estudos e por isso este primeiro passo com a plataforma de atividades complementares. Em seguida, caso seja necessário, vamos aprimorar este espaço virtual e ampliar as atividades oferecidas, atendendo também àqueles que não possam acessar a plataforma online”, disse o prefeito.

Para ter acesso à plataforma basta acessar este link: PORTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TIJUCAS.

O link também estará disponível na capa do portal oficial da Prefeitura (www.tijucas.sc.gov.br).

PARA QUEM NÃO TEM COMPUTADOR

No caso de alunos e pais/responsáveis que não tenham computador em casa, é possível acessar a plataforma pelo celular, tendo acesso à internet.

QUEM NÃO TEM INTERNET

Os alunos que não tiverem como acessar a plataforma por nenhuma das alternativas disponíveis, não precisam se preocupar, já que neste primeiro momento as atividades são apenas complementares. Não valem nota e não contarão como hora/aula.

REPOSIÇÃO DE AULAS

Em um segundo momento, que será divulgado com antecedência, poderá ser ampliada a plataforma para fornecimento de conteúdos de reposição das aulas. Neste caso, os alunos que não tiverem acesso remoto terão conteúdo impresso disponibilizado pelas escolas.

EM CASO DE DÚVIDAS

Quem tiver dúvidas sobre o uso da plataforma ou precise de alguma outra informação relacionada à educação, as secretarias das escolas estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (27) para atendimento presencial. Vale lembrar que é obrigatório o uso de máscaras e as escolas estarão preparadas para atender seguindo todas as normas de proteção e higiene recomendadas pelos órgãos de saúde.

Confira no vídeo a explicação da Secretária de Educação sobre a nova plataforma.

Texto e vídeo: Karina Peixoto Silva