Educação valoriza alunos com melhores notas

26/11/2015 8:31

Buscando incentivar os alunos ao estudo e amenizar o nervosismo em etapas que virão no futuro, como a fase dos vestibulares que se aproxima, a Administração Municipal de Tijucas através da Secretaria Municipal de Educação criou um projeto que já é sucesso entre os alunos, a realização de provas que simulam grandes testes.
Após a realização de cinco provões simulados com as turmas de 9º ano neste segundo semestre de 2015, a Secretaria de Educação somou as notas e realizou a premiação dos alunos com o melhor desempenho da Rede de Ensino. Para os alunos, a premiação foi surpresa. Na pontuação geral, a turma que obteve maior resultado foi o 9º ano 1 da Escola de Ensino Fundamental Santa Terezinha, a segunda colocada também foi do colégio. Na solenidade estavam presentes os alunos vencedores, pais, equipe pedagógica, o prefeito, Valério Tomazi e a secretária de educação, Lorena de Oliveira Silva.
Os prêmios foram ofertados por patrocinadores angariados pelos jovens da APJ (Associação Para Jovens), que já se dedica ao ensino em Tijucas com o Aulão Beneficente do ENEM, além de diversas outras ações beneficentes. O objetivo das provas foi avaliar o desempenho e o resultado conta como um indicador de qualidade para avaliar os problemas e assim, criar estratégias didáticas e pedagógicas
Lorena de Oliveira Silva falou da busca pela melhoria da educação e explicou sobre a ideia de ter um indicador próprio em Tijucas. Além de parabenizar a turma, a secretária reforçou que todas as situações vão ser avaliadas para então, realizar melhorias no próximo ano. As provas acontecerão também em 2016, com os estudantes do 1º ao 9º ano. O prefeito da cidade Valério Tomazi agradeceu os patrocinadores e lembrou o esforço de toda a equipe para melhorar a cada dia a qualidade do Ensino Público em Tijucas. Valério aconselhou os jovens a escolher o caminho da sabedoria, que pode transformar a realidade. ‘’Quem tem conhecimento tem poder’’ – finalizou.
Segundo a diretora da Santa Teresinha, Giane Maria de Souza, o resultado veio com o tempo. No tempo em que se mantém diretora da unidade, diversas ações e projetos foram realizados e continuam acontecendo, como o Família na Escola e o Mais Educação. A luta contra a violência e a busca pela participação familiar é o foco da equipe desde o começo. A diretora agradeceu o apoio das autoridades e enfatizou que o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Educação é primordial. Para incentivar os jovens, as notas do simulado iam para o boletim e eram divulgadas no mural de avisos da instituição.
O maior destaque foi Bianca Leal dos Santos. A aluna conseguiu a pontuação mais alta tanto em português quanto em matemática, que eram as duas matérias envolvidas na avaliação – 44 pontos na primeira e 45 na segunda em um total de 50. A jovem elogiou o trabalho dos professores, que revisaram os conteúdos e ajudaram na conquista.
Maryna Fortunato, também da Escola Santa Terezinha também obteve um total de 44 pontos em língua portuguesa, pontuação igual a de Yasmin Santos de Camargo da Escola de Ensino Fundamental Professora Ondina Maria Dias, que também recebeu premiação.